sexta-feira, 29 de maio de 2009

Trabalhando com os números

No decorrer de toda esta semana trabalhamos com os números, na segunda eles aprenderam o número 5. Tia Paula o fez com durex no chão da sala para que as crianças passassem por cima dele, para que aprendessem sua movimentação através do corpo.
Depois que todas as crianças passaram por cima de tal número, foi a hora da atividade.
Na atividade primeiramente, eles fizeram a movimentação de tal número e depois o reproduziram. Muitas crianças encontraram dificuldades para fazê-lo, mas conseguiram, com a minha mediação e de tia Paula. Logo após esta reprodução foi a hora de representarem com material concreto, a professora passava de mesa em mesa cortando pedacinhos de papel e as crianças tinham de contar até somar cinco e quando somasse tinham de avisá-la e eu passava passando cola para que eles pudesse colar seus papéis na atividade e depois pendurando as atividades no varal.
Uma outra atividade da semana foi para eles escreverem o numeral correspondente a cada grupo da atividade, os grupos eram formados pelos personagens na história do “Grande Rabanete”, de Tatiana Belinky. Outra atividade também relacionada aos números foi para as crianças contarem quantos animais haviam em cada quadradinho, e o escrevessem abaixo do quadro. Ambas atividades eles fizeram sozinhos e eu e tia Paula passamos olhando e corrigindo com eles.
“Os números estão presentes no nosso dia-a-dia, e tornaram-se tão comuns que nem pensamos mais sobre eles, mas representam muito mais do que uma forma de se medir ou quantificar o que existe ao nosso redor. Segundo Pitágoras, o Universo deve ser visto como um todo harmonioso, onde tudo emite um som ou uma vibração e obedece a uma ordem criada pelos números.” Por isso a importância de se trabalhar com os números na Escola Infantil, para que as crianças desde pequenas, já tenham uma leitura de mundo ampla e clara.
A situação daquela criança está pior do que a semana passada, a cada dia que passa ela resiste mais em ficar na escola, inventa uma nova desculpa, fica mais forte, e parece que a sua influência está afetando cada vez mais as outras crianças que a acompanham, em sua “rotina”. Ele nem me deixa mais chegar pero dele, grita incessantemente, até que eu saia ”Sai daqui sua bruxa! Eu não gosto de você! Sai.. Sai..” A única coisa que eu estou fazendo é conversar com ela, depois que se aclama e vem falar comigo, porque no fundo é uma criança boa, e por já ser acostumada a conversar comigo depois das atividades sempre me procura para tal atividade. Acredita-se que todo este fato que está ocorrendo seja para chamar a atenção, motivo para mim até então desconhecido, mas está sendo discutido entre coordenação, mãe e professora.
Durante esta semana tivemos a festa das mães, onde as crianças fizeram sua apresentação para as mamães, demonstrando o carinho à mãe nesta data tão especial, que é o dia das mães!! A música que eles cantaram, foi "Carinhoso" de Roupa Nova(anexa abaixo). Uma aluna cantou a música no microfone e as outras crianças, com suas respectivas turmas e professoras atrás, cada criança trazia, consigo uma bola com formato de corção!! Ficou muito linda a apresentação!! =)


CARINHOSO

Meu coração, não sei por que. Bate feliz quando te vê. E os meus olhos ficam sorrindo. E pelas ruas vão te seguindo. Mas mesmo assim. Foges de mim. Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso. E o muito, muito que te quero. E como é sincero o meu amor. Eu sei que tu não fugirias mais de mim. Vem, vem, vem, vem. Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus. Vem matar essa paixão que me devora o coração. E só assim então serei feliz. Bem feliz. Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso. E o muito, muito que te quero. E como é sincero o meu amor. Eu sei que tu não fugirias mais de mim. Vem, vem, vem, vem. Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus. Vem matar essa paixão que me devora o coração. E só assim então serei feliz. Bem feliz.

Dia das Mães!! 10 de Maio =D

Como surgiu esta data???

As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.
A maioria das fontes é unânime acerca da idéia da criação de um Dia da Mãe. A idéia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.Segundo Anna Jarvis seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas atualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo
No Brasil a introdução desta data se deu no RIO GRANDE DO SUL, em 12 de maio de 1918, por iniciativa de EULA K. LONG, em SÃO PAULO, a primeira comemoração se deu em 1921. A oficialização se deu por decreto no Governo Provisório de Getúlio Vargas, que em 5 de maio de 1932, assinou o decreto nº 21.366. Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.


Fonte: Guia dos Curiosos (Marcelo Duarte) - Portugal


Mãe...são três letras apenas
As desse nome bendito: Também o céu tem três letras...
E nelas cabem o infinito.
Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que é do tamanho do céu
E apenas menor que Deus!

Mário Quintana

Escola Infantil a todo vapor..

Esta semana foi de TOTAL agitação, os preparativos para a novena das crianças, ensaios e mais ensaios, isso tudo contagia as crianças de uma tal forma que elas estão super agitadas..
Na sexta-feira da semana passada, tia Paula me procurou para que na segunda-feira eu entrasse cedo, pois tem uma criança que está chorando para ficar na escola, e por esta criança ser apegada a mim, para que eu a ajudasse, pois ela não tem como sair da sala para atendê-la, já que precisa dar atenção às outras crianças.
Confesso que jamais presenciei cenas como aquelas.. A criança resistiu muito para ficar, gritou, chorou, me bateu, ficou falando que me odiava, que odiava a escola, que eu e tia Paula éramos duas bruxas, e por aí vai!
Depois de muita conversa ele se acalmou, então voltamos para a sala, mas na sala a situação se agravou, porque aquela criança que era ótima, obediente, inteligente, está regredindo, só fala besteiras, desobedece, grita conosco, diz que não vai fazer, se joga no chão, esperneia, e o pior algumas crianças estão o acompanhando, portanto eu e tia Paula estamos tendo que ter muito pulso firme, para lidar com esta criança que está sensível a tudo e para que esta não desvirtue seus coleguinhas de classe.
Bem.. Nesta semana eles aprenderam a letra G, fizeram a movimentação da mesma, logo após a reprodução e para finalizar escreveram algumas palavras com esta letra, que eles mesmos foram dizendo para que a professora as escrevesse. Como eles já estão iniciando com os fonemas ela vai fazendo o som dos fonemas para que eles digam qual é, para que possa escrever. Algumas crianças já estão “craques”, outras ainda precisam de um pouco mais de estímulo, para que desenvolva esta capacidade.
As palavras foram: GATO, GABRIEL, GARRAFÃO, GUGA, GIZ e GORILA.
No decorrer desta semana as crianças também fizeram algumas páginas do livro, onde eles inventaram uma história e a escreveram, desenharam um monstro, que no livro vinha dizendo as características, circularam alguns personagens de acordo com suas características, etc..
Durante toda esta semana a criança que disse acima apresentou este mesmo comportamento ao entrar na escola, e no transcorrer da tarde. Aos términos das tardes ensaiamos pelo som com a tia Lili e durante a tarde ensaiamos com as crianças na sala e certas vezes íamos até a capela para ensaiar lá também, para que as crianças aprendessem em qual local irão ficar e como deverão agir.
Devido a todo o ocorrido eu parei para pensar em quão importante a Educação Infantil é para as crianças e por isso abaixo encontrasse anexo dois textos falando desta importância..

É importante que tenhamos em mente que educação e infância são fatores essenciais no desenvolvimento da cidadania e nos estudos acadêmicos.
De acordo com Jean-Jacques Rousseau, é preciso compreender que se faz necessário pensar seriamente no significado da infância que começa com o nascimento da criança que, por sua vez, deve ser também educada a partir daí, ou seja, a educação deverá começar a partir do memento em que a criança vem ao mundo.
Assim deve ser por se tratar da necessidade de formamos o homem, antes que este possa se inserir na sociedade como cidadão.
Para se realizar um trabalho eficiente e capacitado à criança, uma boa estrutura é essencial. Isso inclui ter material suficiente para que todos consigam compartilhar e um bom espaço de criação.
Uma área ao ar livre, mesmo que com poucas árvores, vira uma grande floresta. Uma sala bem cuidada, rica em cores e com variedade de brinquedos e estímulos igualmente possibilita momentos criativos, prazerosos e produtivos.
Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.
A relação educação / infância deve ser um processo cultural, na qual a educação, por métodos, didáticas e técnicas eficazes faça com que a criança desenvolva relações intermitentes entre respeito mútuo, justiça, solidariedade, igualdade, assim como liderança e outros fatores predominantes na sociedade.
A educação infantil tem um papel fundamental na formação do indivíduo e reflete em uma melhora significativa no aprendizado da criança.
Trabalhar a democratização do ensino nos primeiros 6 anos de vida é essencial para melhorar o índice de aprendizado dos alunos, estimular desde cedo a busca pelo conhecimento e eliminar as diferenças de origem socio-econômica no desempenho de crianças de 1ª série. Não é por acaso que, na França, os professores precisam ter mestrado para trabalhar com os pequenos e são tão bem remunerados quanto os que lecionam no nível superior.
É na Esducação Infantil que os pequenos começarão a se conhecer e a conhecer o outro, a se respeitar e a respeitar o outro, e a desenvolver suas habilidades e construir conhecimento.

Webgrafia: http://educacaoinfantil.wordpress.com/2008/02/21/a-importancia-da-educacao-infantil-2/ - Modificado
http://www.webartigos.com/articles/13557/1/qual-a-importancia-da-educacao-infantil-/pagina1.html - Modificado

“Mais importante que ensinar é levar o outro a aprender.”

Hoje foi a minha primeira aula, foi de matemática e o assunto foi: Figuras planas e especiais.
A minha aula foi no quarto ano do Ensino Fundamental, estagiei na turma antes da aula durante mais ou menos duas semanas, até o dia da aula.
No decorrer da aula fiz com eles uma dinâmica em grupo, dividi a turma em 6 grupos, cada grupo ficou responsável por montar um sólido geométrico, que são: prisma, pirâmide, paralelepípedo, cone, cilindro e cubo.
Depois de montarem um representante de cada grupo foi à frente para me dizer qual era o nome do seu sólido, qual a planificação que correspondia àquele sólido e quais as figuras planas que o formavam.
Após contruírem seus conhecimentos, foi a hora de fazerem a folhinha, que depois eu fiz com eles no quadro.
Por fim, eles montaram o Trangram, e colaram a imagem que montaram em uma caixinha de leite encapada, que eu havia pedido que levassem para a aula. "O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo), com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas e sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. A verdade é que não se sabe ao certo como surgiu o Tangram."

Abaixo segue o plano de aula:
PLANO DE AULA

I- IDENTIFICAÇÃO

Escola: Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora
Série: 4° ano (3ª série) - 401
Professora: Lívia
Docente-estagiária: Tatiana Ribeiro Gomes Coutinho
Disciplina: Matemática
Duração da aula: 50 minutos
Tema: Figuras planas e espaciais

II- OBJETIVOS

Cognitivos
- Conceituar as figuras geométricas planas e espaciais;
- Observar as semelhanças entre as formas geométricas espaciais e planas;
- Identificar as principais diferenças entre as figuras planas e espaciais, e diferenciá-las.


Procedimental
- Comparar e diferenciar através de imagens as figuras geométricas planas e espaciais;
- Comparar sólidos (prisma, pirâmide, paralelepípedo, cone, cilindro e cubo) a partir da planificação correspondente, na atividade prática a ser realizada em grupo;
- Identificar e nomear os sólidos geométricos e suas bases;
- Expor o conteúdo de forma oral, construindo o conhecimento juntamente com a intervenção dos alunos;
- Construir como recordação deste conteúdo um “porta-treco”, com caixa de leite e na frente construir um bonequinho de TRANGRAM, que é constituído de figuras planas.


III- SITUAÇÃO ORIENTEDORA

Motivação emocional
Para iniciar os estudos, será feita uma discussão sobre os conhecimentos das crianças acerca das imagens das formas planas e espaciais que lhes serão mostradas. Essa discussão servirá para se fazer uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos, sobre o tema em debate.
Durante este debate serão feitas algumas perguntas com o objetivo de aguçar a curiosidade dos alunos a respeito do tema em destaque. Tais como:
- O que são figuras planas?
- E as espaciais?
- Por que são chamadas assim?
- De que são formadas?
- É possível encontrarmos figuras planas nas espaciais?
- Elas são diferentes?
- Qual ou quais as diferenças entre elas?
- Quais os objetos que tem formas parecidas com as figuras planas??
- E com as espaciais??

Motivação direcional
Conversaremos sobre os objetivos da aula, aprofundando o assunto já exposto na motivação emocional. Seguir novos caminhos com questionamentos, idéias e experiências direcionados aos alunos:
- Debate do tema;
- Exposição oral do conteúdo;
- Dinâmica em grupo, para a montagem das formas espaciais e diferenciá-las após a montagem das formas planas.


IV- DESENVOLVIMENTO OPERACIONAL

1ª etapa
Para atingir o primeiro objetivo, analisaremos as figuras planas e espaciais confeccionadas pelos alunos, para que eles possam construir seus conhecimentos acerca do tema em debate a partir da minha mediação. Cada um vai poder expor suas opiniões, para que eles possam ser construtores de seus conhecimentos, e o mais importante, este conhecimento vai ser construído a partir da experiência que eles tiveram ao montar os sólidos geométricos.
As figuras planas, são: triangulo, retângulo, quadrado e círculo. As figuras espaciais que serão trabalhadas, são: prisma, pirâmide, paralelepípedo, cone, cilindro e cubo.

2ª etapa
Esta etapa também utilizará como recurso os sólidos geométricos, e a partir deles farei os alunos analisarem os sólidos e identificar entre eles e as figuras planas, do início da aula, as suas semelhanças.
Durante esta etapa eles também serão mediados, pois será o momento em que eles estarão quase completando seus conhecimentos sobre o conteúdo.

3ª etapa
Nesta ultima etapa as crianças concluirão seus saberes sobre os sólidos geométricos. Os alunos a partir da comparação entre os sólidos e as imagens das figuras planas vão identificar as principais diferenças entre elas e vão diferenciá-las, ou seja, por que uma é considerada plana e a outra espacial. Para a conclusão do conteúdo, eles também serão mediados, mais o primordial é que os alunos sejam os próprios construtores dos seus conhecimentos e que sejam capazes de depois que construído pô-los em prática.


V- AVALIAÇÃO

A avaliação será feita durante o decorrer da aula, desde à participação nos debates, ao interesse nas atividades, principalmente durante a confecção dos sólidos geométricos em grupo e depois a análise dos mesmo, além de trabalhar com noções de cooperação, trabalho em equipe e organização. Por fim para constatar que as crianças assimilaram e acomodaram o conteúdo realmente, eles farão uma atividade-avaliação.














" A saudade eterniza a presença de quem se foi..."


” A Distancia permite Saudade,Mas nunca o esquecimento,por mais longe que tu estejas,sempre nos nossos pensamentos”.

“A saudade deixa marcas,cujo o tempo nunca poderá apagar”!

“Os ventos que as vezes tiramalgo que amamos, são os mesmos quetrazem algo que aprendemos a amar…Por isso não devemos chorar peloque nos foi tirado e sim, aprender aamar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre”

“A Saudade é o Metro do Amor”.

Todos nós do Auxiladora sabemos que dor de perder uma pessoa tão especial é muito forte, nosso dever agora é manter vivo em nossos corações todo o aprendizado que essa pessoa nos deixou nesses 92 anos de vida. Sabemos que será fácil passar pelo portão e saber que ela não voltará.. Seu Bom dia, suas histórias magníficas, suas repostas afiadíssimas, e seus conhecisíssimos tapinhas.. Ah, seus tapinhas.. Como iremos sentir falta deles! Perdemos uma Irmã especial, mas ganhamos um anjo, que jamais deixará de olhar por nós aqui, que tanto a amamos.

Aprendendo o número 4

Durante esta semana as crianças aprenderam o número 4, primeiramente a professora da turma colocou no tapete figuras com 4 objetos e chamava as crianças uma a uma para escolherem os seus. Após escolherem, eles tinham de contar quantos objetos tinha e retornavam a seus respectivos lugares. Depois que todas as crianças já tinham escolhido suas imagens, foi a hora de a professora fazer com eles a movimentação de tal número, depois da movimentação eles reproduziram tal número. Muitas crianças encontraram dificuldades para fazer este número, eu e tia Paula tivemos que mediá-los até que conseguissem fazê-lo.
Neste mesmo dia eles fizeram outra atividade com os números, desta vez eles a fizeram sozinhos e a medida que iam terminando eu e tia Paula passávamos conferindo. A atividade era para eles contarem quantas coisas haviam dentro dos quadradinhos e escreverem o número. Muitas crianças ainda não assimilaram corretamente o traçado das letras, algumas ainda estão espelhando, fazendo-os de cabeça para baixo, porém, como eles já estão no 2° período, não se pode mais. Sendo assim, quando me deparo com alguma movimentação errada, apago e mostro a criança o correto, e a auxilio até que o faça corretamente.
Nesta semana também fizemos atividade sobre o livro "O Grande Rabanete", nesta semana a atividade foi a reescrita da história, onde eles escreveram: "O vovô saiu para plantar um rabanete. Ele resolveu comer o rabanete e ele chamou alguns amigos".
No decorrer desta semana ensaiamos bastante para a novena que irá ocorrer daqui a algumas semanas, no dia 29 de Maio onde as crianças homenagearão Nossa Senhora das Alegrias. Ensaiamos todos os dias pelo som com a tia Lili, na sala, e certos dias na sala de música.
A novena é um marco muito importante nas escolas Salesianas que é culminada pela Festa Grande de Maria Auxiliadora.

Iniciando o livro do 2° período..

Durante esta semana iniciamos o livro com eles, onde trabalhamos as características da face, antes da atividade tia Paula fez as crianças observarem suas características faciais, no espelho e logo após eles procuraram no livro as características que vinha sendo pedido, e que eles tiveram que circular. Eles procuraram, o nariz, a boca e o par de sombrancelhas.
Logo após observarem suas características faciais e procurarem-nas na face que o livro oferecia, foi a vez de eles desenharem seu auto-retrato e em baixo eles escreveram o seu nome.
Ao terminarem o livro iniciaram uma atividade sobre o livro "O Grande Rabanete", onde eles tiveram que desenhar toda a história. Esta atividade anexa é de uma criança que desenhou muito bem a história.
Nos quadradinhos, estavam pedindo para eles desenharem, o seguinte:
- O vovô saiu para horta e plantou um rabanete;
- O vovô foi para a horta e começou a puxar o rabanete;
- A vovó segurou no vovô e o vovô segurou no rabanete;
- A neta segurou na vovó, a vó no vovô, o vovô no rabanete;

A resenha da história do Rabanete, segue abaixo:
"Vovô plantou um rabanete na horta. Mas o rabanete cresceu
tanto, que ele não conseguia arrancá-lo da terra. Chamou então
a vovó, mas ainda assim não tiveram sucesso. E veio a neta, o
Totó, o gato... e nada! O rabanete era grande mesmo! Até que
chamaram o rato e... plop! — o rabanete saiu da terra. O ratinho
ficou muito convencido, achando que a façanha era dele."
Esta história envolve as seguintes áreas: Língua Portuguesa, Matemática, Educação
Artística, Ciências. Os temas transversais que trabalha, são: Ética, Pluralidade Cultural.

domingo, 10 de maio de 2009

O 2° período a todo vapor, depois da páscoa! :D

Esta semana foi bem agitada!! Acredito eu que seja devido ao Domingo de páscoa, que gera nas crianças uma euforia imensa! :)
No primeiro dia de estágio foi a atividade foi classificação, onde as próprias crianças recortaram as suas figuras. Foi uma bagunça total, mas foi muito importante para eles, pois esta atividade “do cortar” ajuda no desenvolvimento da psicomotricidade fina das crianças, ajudando-as assim a terem uma maior percepção de espaço e lugar. Algumas crianças acabaram cortando metade dos bonecos, algumas perderam alguns de seus bonecos e uma criança chorou, chorou muito, porque tinha cortado sua atividade errada e a sua mãe ia ficar muito triste. O desespero da criança foi tão grande que chegou a ser um pouco cômico. Mais no todo a atividade foi bem produtiva e bem significativa. A atividade anexa é de uma criança da sala, ela classificou seus bonequinhos, assim: o primeiro grupo ~> “Não está com a língua pra fora. Porque eles não estão com fome”. O segundo grupo: “Está com a língua pra fora”.
Após a atividade o resto da tarde correu como de rotina e eles foram se acalmando até a chegada dos pais, e para esperarem os pais eles estavam brincando de massinha e eu brinquei com eles de desenhar no quadro, eu desenhava e eles adivinhavam o que eu estava desenhando.
“A classificação operatória segundo Piaget consiste em distinguir as características dos objetos e agrupá-los de acordo com essas características. É classificando os objetos que a criança estrutura o ral, formando conceitos. A classificação é um instrumento intelectual através do qual a criança organiza mentalmente o mundo que a cerca. Para classificar é necessário abstrair as propriedades que definem os objetos e estabelecer relações de semelhanças e diferente entre elas..”
No outro dia de estágio fizeram uma atividade da páscoa, onde eles escreveram: “Os símbolos da páscoa são: vela, ovo, vinho, coelho, cruz, pão, cordeiro, bíblia, Jesus, etc...”. Durante esta atividade muitas crianças se atrasaram, e eu fui a auxiliando, juntamente com tia Paula. Porque para eles que ainda estão se habituando a escrever e ainda não estão acostumados a escrever “tanto”, algumas crianças não apresentam dificuldades, acompanham a professora normalmente, só que existem algumas que são bem distraídas e se perdem da professora durante a atividade.
Depois do término da atividade eles lancharam e depois do lanche eu troquei a roupa das meninas do balé e dos meninos do judô e da natação. Quando eles já estavam mais calmos, eu contei uma história para eles e depois eles fizeram o registro da aula de Educação pelo movimento do dia anterior e a medida que iam terminando pegavam a massinha e sentavam eu seus respectivos lugares para esperar seus pais.