sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Projeto a todo vapor!

No decorrer desta semana a turma 22 ficou tomada de saberes acerca do projeto, cujo tem é alimentação saudável, na segunda-feira teve palestra com duas mães nutricionistas e depois fizeram o registro desta entrevista. Infelizmente não estava presente durante a palestra, só pude presenciar o término do registro da entrevista, já que estava no ensaio para o Festival de Poesias, que ocorrerá na semana que vem. Por isso uma outra estagiária me substituiu e ajudou a tia Paula.
Na palestra com as nutricionistas Inês Paes e Viviane Lessa, aprendemos dicas de como realizar uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: comendo frutas e verduras pelo menos duas vezes por dia, que o prato da refeição tem que ser colorido, com pelo menos duas cores, devemos tomar sucos todos os dias, nas refeições e intervalos, devemos levar sempre para a escola lanches saudáveis. Ex: Suco de frutas, salada de frutas, bolo de laranja, bolo de cenoura, entre outros, tomar bastante água durante o dia, mastigar bem os alimentos e escovar bem os dentes após as refeições.
As crianças adoraram a palestra e participaram bastante no momento das perguntas, do teatro, da história e do filme que foi projetado. É muito bom desenvolver nas crianças desde cedo o hábito de comer alimentos saudáveis! As crianças estão aprendendo tudo isso de uma forma alegre e divertida! =)
Em uma outra atividade fizeram à movimentação e a reprodução de palavras com a letra X, além de escreverem palavras iniciadas com esta letra. A movimentação é importante para o desenvolvimento da psicomotricidade fina das crianças. Que também é desenvolvida por meio de atividade manuais como por exemplo, brincar de massinha, colocar “continhas” no barbante, dentre tantas outras atividades manuais.
Após o término desta atividade com a letra X, eles fizeram uma outra atividade, também com a letra X. Tal atividade era com o intuito de eles completarem as lacunas com os fonemas correspondentes, sendo que eram sempre iniciados com X, já que a letra que trabalhamos esta semana foi esta. Por exemplo: XADREZ, XÍCARA, XAMPU, XAROPE, XERIFE, XUXA, XERETA, etc.
Esta semana estagiei na terça-feira, dia de aula de Educação pelo Movimento, na qual as crianças fizeram uma atividade que tinham de pular dentro dos bamboles de diferentes maneiras e ao término tinham de fazer uma cambalhota. Neste dia estagiei até o término da tarde com tia Cristina, sendo assim auxiliei-a nesta mesma atividade com todas as turmas do dia. No entanto quando retornei a sala, as crianças estavam fazendo registro da aula de educação pelo movimento. =D
“Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES: engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), subir/ descer entre outras.Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação entre cognição e corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.”
Durante esta semana eles fizeram uma outra reescrita da história “Cachinhos de Ouro”, porém desta vez eles copiaram do quadro com tia Paula e depois desenharam sobre a história. Algumas crianças ainda estão com preguiça de copiar do quadro e necssitam de mediação para tal.

Fonte: http://educacaopelomovimento.blogspot.com/

Escolha ser o melhor que puder

A vida é feita de escolhas, fazemos escolhas o tempo todo, muitas vezes, até sem perceber. Fazer uma escolha pode ser simples como decidir se vai para a direita ou para a esquerda, se vai usar hoje o jeans preto ou azul, porém, existem escolhas bem mais complexas como desistir ou insistir em recuperar seu grande amor; se vai ser analista ou professora...
Sempre fui uma aluna muito dedicada, quase nunca faltava e fazia os deveres de casa com muito capricho. Devo a essa dedicação aos estudos ao incentivo de minha mãe, que sempre valorizou a educação formal.
Lembro-me que ao terminar o ensino fundamental fiz a minha primeira escolha profissional, grande parte de minhas amigas escolheram fazer o ensino médio regular, mas eu não, preferi fazer o magistério, aos quatorze anos se seria ou não uma professora era uma grande dúvida. Não porque não gostasse de meus professores, pelo contrário, sempre contei com excelentes mestres.
Ao iniciar o curso começaram os estágios e logo me apaixonei, confesso que eram muito cansativos, mas ao mesmo tempo, muito proveitosos. Quando me dei conta, por mais inacreditável que aos meus olhos parecessem, estava a frente de uma sala de aula –as aulas práticas- já no término do meu curso. Neste momento me descobri professora, me apaixonei ainda mais pela arte de ensinar e principalmente de aprender.
As escolhas também podem ser reversíveis. De certa forma não escolhi ser professora, posso dizer que aconteceu, não por acaso, mas pelo destino apaixonei-me pela arte de ensinar. E agora ao preparar minhas aulas sempre me remeto a trajetória não só do curso e, lembro-me de como os mestres que passaram por mim ensinavam, tento aproveitar o máximo da vivência que tive com cada um deles.
Olhar cada aluno como único e insubstituível, perceber suas dificuldades e aptidões, respeitar a história de vida de cada um deles, tendo um olhar vivo, que olha de frente, que acredita acima de tudo que todos são capazes. É necessário esquecer as vezes o conteúdo a cumprir e enxergar a tristeza no olhar de quem está passando por um momento difícil e precisa de um abraço amigo, isso sim, é ser uma boa professora.


Precisamos ser éticas, compromissadas e responsáveis, não podemos jamais esquecer que lidamos com pessoas que desejam, sofrem, precisam e sonham.


Adaptado por Tatiana Ribeiro Gomes Coutinho.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sou professora e tenho orgulho da minha profissão!


“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”

Cora Coralina


SER MESTRE
Tarefa difícil, mas não impossível,tarefa que pede sacrifício incrível!
Tarefa que exige abnegação,tarefa que é feita com o coração!
Nos dias cansados, nas noites de angústia,nas horas de fardo, de tamanha luta,chegamos até a questionar:Será, Deus, que vale a pena ensinar?
Mas bem lá dentro responde uma voz,a que nos entende e fala por nós,a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:- Vale sim, coragem!
Você ensinando, aprende também.Você ensinando, faz bem a alguém,e vai semeando nos alunos seus,um pouco de PAZ e um tanto de Deus!






Reescrita da “Cachinhos de Ouro”

Esta semana eles ficaram envoltos com a reescrita da história do livro que iniciamos neste segundo semestre que trabalha ao mesmo tempo temas como a amizade, a família, o medo, a ética, além de noções de grandeza, no que se refere ao tamanho dos ursos e dos objetos.
O tema central da referida história, é: Cachinhos de ouro é uma menina muito lourinha que, andando pela floresta, viu uma casinha linda e resolveu entrar. De quem será essa casinha tão linda?
Curiosidades acerca do história em destaque: “Cachinhos dourados e os Três Ursos” é uma história muito popular no mundo inteiro, teve sua origem no folclore europeu. Sua primeira versão publicada, ocorreu em 1837 pelo poeta Robert Southey em seu livro “ Os Doutores”. Nesta, os três ursos têm a casa invadida por uma senhora, e não por Cachinhos Dourados. Desde então, a história ganhou inúmeras versões, sendo as mais conhecidas, as protagonizadas por uma menina de cachinhos dourados.
Na atividade anexa a criança reescreveu a história, de forma “maravilhosa” pois ela já consegue transpor o som dos fonemas para o papel sozinha, claro que não tão corretamente, mas brilhantemente. =D
A criança escreveu: “ERA HMAVES CAXIOS DE OURO AMAI SEPRIPATEAVA O CABLO DA FILHA ACAXIOS DE OUROFOI RASSIA PALA FLORESTA AI A CAXIOS DE OURO ECOTROU UMACASA ESACASA ERA DO SURSIOS ACXIOS DE OUR ECOTRO O MIGAO NIMESA ECMEO O MIGAO DO URSIO NENEI ACAXIOS DEOUROS FOILAISIMA IEOTROR”
Percebe-se nitidamente que a escrita não condiz com o padrão da língua portuguesa. Claro! Esta é uma criança que está aprendendo a escrever, para quem conhece a história sabe que esta criança a escreveu “perfeitamente”. Podemos perceber a fusão de palavras que em sua concepção são fundidas, porém a maior parte das palavras que compõem seu texto pode-se dizer que estão escritas “corretamente”. Corretamente para ela que ainda está criando seus conceitos de linguagem escrita, relacionando-a a sua linguagem oral, tanto que pode-se perceber a presença de “aí” que é um vício de linguagem muito grande. A grande maioria das crianças quando nos dizem o que escreveram em suas reescritas falam um frase e como um elemento de coesão entre a última e a que vem utilizam o termo “aí”.
Além desta atividade acima que foi realizada durante dois dias diferentes, já que eles produziram seus próprios textos e no outro dia nós escrevemos o que eles nos contavam que haviam escrito no dia anterior, eles fizeram uma atividade de classificação, dos ursos. Esta atividade foi realizada no segundo dia enquanto eu ia fazendo a reescrita com os alunos tia Paula e a outra tia estagiária iam fazendo com eles a classificação.
Ah! Outro ponto relevante da semana foram os nomes completos, que agora grande parte da turma já consegue fazer seus respectivos nomes sozinhos. Existem aquelas poucas crianças que ainda apresentam certa dificuldade, mas mesma assim é pouca e também estas últimas são aquelas que possuem nomes extensos e complicador por demais.

Dia das Crianças





“As crianças são os ornamentos da vida neste mundo!”

Semana da criança

Comemorar a semana da criança sempre é muito divertido! Na escola, então, tem um gostinho especial...
Esta semana foi de muita festa e alegria na escola infantil. Os alunos participaram de uma série de atividades lúdicas e culturais.Para animar a semana, os alunos participaram de oficinas apresentadas pelas “tias” estagiárias, do passeio à fazenda Delícia, com direito a pipoca, refrigerante, picolé, além de muita diversão!!Essas atividades retratam a cara jovial, divertida, descontraída e principalmente comprometida que tem o CENSA, pois se preocupa com os detalhes e acredita que investir e valorizar as crianças é construir um futuro de amor, paz e solidariedade… “Porque criança da Escola Infantil é criança FELIZ!!”
Enquanto nos dirigíamos à fazenda Delícia, tia Lili foi cantarolando com as crianças diversos tipos de música. Já no retorno, além de cantar, contou uma história, que tinha como personagens algumas crianças. A história junto com o cansaço da tarde agitada resultou em crianças bastante “dorminhocas”! =)
Na fazenda “Delícia”, as crianças brincaram e se divertiram bastante, nos brinquedos diversos brinquedos que haviam lá. Para a segurança dos alunos, cada turma teve um horário diferente para se divertir nos brinquedos. Além disso, uma equipe de monitores, professores e estagiárias acompanhava-os constantemente.
A “Semana da Criança” promovida pelo Colégio é importante para a valorização da infância, elaboram-se atividades lúdicas para promover o aprendizado e o acesso à diversidade cultural e social, manifestada nas artes e no brincar.
A principal função do educador é utilizar a brincadeira como ferramenta pedagógica, para o desenvolvimento infantil. A maioria dos pensadores e educadores que trabalham com este tema ressalta a importância da brincadeira no processo de aprendizagem e socialização. Infelizmente, tenho observado que a brincadeira não faz parte do projeto pedagógico da escola e da ação do professor. Este princípio me levou a mergulhar nesta temática para melhor compreende-la e descobrir como a brincadeira pode ajudar o professor em seu fazer pedagógico e a criança em seu processo de aprendizagem.
Piaget (1976) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Ele afirma: "O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil". (Piaget 1976, p.160).
Wallon fez inúmeros comentários onde evidenciava o caráter emocional em que os jogos se desenvolvem, e seus aspectos relativos à socialização. Referindo-se a faixa etária dos sete anos, Wallon (1979) demonstra seu interesse pelas relações sociais infantis nos momentos de jogo: "A criança concebe o grupo em função das tarefas que o grupo pode realizar, dos jogos a que pode entregar-se com seus camaradas de grupo, e também das contestações, dos conflitos que podem surgir nos jogos onde existem duas equipes antagônicas".(Wallon p.210)
Entre as concepções sobre o brincar, destaca-se as de Fröbel, o primeiro filósofo a justificar seu uso para educar crianças pré-escolares. Fröbel foi considerado por Blow (1991) psicólogo da infância, ao introduzir o brincar para educar e desenvolver a criança. Sua Teoria Metafísica pressupõe que o brinquedo permite o estabelecimento de relações entre os objetos do mundo cultural e a natureza, unificados pelo mundo espiritual. Um tipo especial de jogo está associado ao nome de Maria Montessori. Trata-se dos jogos sensoriais. Baseado nos "jogos Educativos" pensados por Fröbel - jogos que auxiliam a formação do futuro adulto - Montessori, segundo Leif e Brunelle (1978), elaborou os "jogos sensoriais" destinados a estimular cada um dos sentidos. Para atingir esse objetivo, Montessori necessitou pesquisar uma série de recursos e projetou diversos materiais didáticos para possibilitar a aplicação do método. Durante muito tempo confundiu-se "ensinar" com "transmitir" e, nesse contexto, o aluno era um agente passivo da aprendizagem e o professor um transmissor. A idéia de um ensino despertado pelo interesse do aluno acabou transformando o sentido do que se entende por material pedagógico. Seu interesse passou a ser a força que comanda o processo da aprendizagem, suas experiências e descobertas, o motor de seu progresso e o professor um gerador de situações estimuladoras e eficazes.

Fonte: - http://www.webartigos.com/articles/4448/1/a-importancia-do-brincar-no-desenvolvimento-da-crianca/pagina1.html

domingo, 4 de outubro de 2009

Projeto alimentação saudável

Quando cheguei na segunda-feira foi muito engraçado, as crianças vieram correndo me abraçar e tia Paula disse: “Olha.. Tia Tatiana voltou! Palmas para ela!!” =DD
Algumas crianças disseram que estavam com saudade, já que na semana passada estive afastada por problemas de saúde.
Durante esta semana eles aprenderam as letras T e Q, em dias diferentes, eles fizeram a movimentação dos mesmo com cola colorida e escreveram as palavras: TATU, TÚNEL, TUBARÃO, TREM, TUCANO, TELEFONE, TARDE e TETO, com a letra T e as palavras: QUEIJO, QUIABO, QUILO, QUERIDA, QUALIDADE, QUEIMADO, QUANDO e QUANTO, com a letra Q. Eles gostam muito deste tipo de atividade, principalmente da parte da cola colorida.
Neste segundo semestre a turma 22, juntamente com outras turmas da Escola Infantil irão trabalhar com o Projeto sobre Alimentação Saudável com o objetivo de conscientizar as crianças quanto à necessidade de termos uma boa alimentação para se manterem saudáveis, reforçando, assim, hábitos saudáveis nas crianças. Durante esse período, serão realizadas atividades diversificadas como: pesquisas, entrevistas, tarde de sucos, confecção de salada de frutas e deliciosos lanches saudáveis...
Esta semana eles fizeram uma atividade do projeto, elencando o que será realizado no decorrer do projeto. Tais como: Entrevista com nutricionista, histórias, visita ao Hortifruttti, músicas, tarde de sucos, salada de frutas e vídeos. Depois de terem escrito, foi a vez de desenharem alimentos saudáveis. Segundo Piaget (1973), “o desenho não só enriquece experiências e desenvolve a expressão criadora como proporciona melhores condições para a aprendizagem da leitura e escrita”. =]
À tarde de sucos foi realizada nesta quarta feira, as crianças gostaram muito, tinham sucos de diversas frutas, as crianças de deliciaram e se divertiram muito. A confecção da salada de frutas será realizada na sexta-feira, tia Paula estava combinando com eles, qual criança levaria qual fruta, depois da tarde dos sucos.
“Reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. Essa é a principal proposta do educador espanhol Fernando Hernández. Ele se baseia nas idéias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.
Hernández põe em xeque a forma atual de ensinar. ‘Comecei a me questionar em 1982, quando uma colega me apresentou a um grupo de docentes", lembra. "Eles não sabiam se os alunos estavam de fato aprendendo. Trabalhei durante cinco anos com os colegas e, para responder a essa inquietação, descobrimos que o melhor jeito é organizar o currículo por projetos didáticos.’
O modelo propõe que o docente abandone o papel de "transmissor de conteúdos" para se transformar num pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo a sujeito do processo.
É importante entender que não há um método a seguir, mas uma série de condições a respeitar. O primeiro passo é determinar um assunto — a escolha pode ser feita partindo de uma sugestão do mestre ou da garotada. ‘Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto’, diz Hernández.
Cabe ao educador saber aonde quer chegar. ‘Estabelecer um objetivo e exigir que as metas sejam cumpridas, esse é o nosso papel’, afirma Josca Ailine Baroukh, assistente de coordenação da assessoria pedagógica da Escola Vera Cruz, em São Paulo.
Por isso, Hernández alerta que não basta o tema ser ‘do gosto’ dos alunos. Se não despertar a curiosidade por novos conhecimentos, nada feito. ‘Se fosse esse o caso, ligaríamos a televisão num canal de desenhos animado’, explica. Por isso, uma etapa importante é a de levantamento de dúvidas e definição de objetivos de aprendizagem. O projeto avança à medida que as perguntas são respondidas e o ideal é fazer anotações para comparar erros e acertos — isso vale para alunos e professores porque facilita a tomada de decisões. Todo o trabalho deve estar alicerçado nos conteúdos pré-definidos pela escola e pode (ou não) ser interdisciplinar. Antes, defina os problemas a resolver. Depois, escolha a(s) disciplina(s). Nunca o inverso.
A conclusão pode ser uma exposição, um relatório ou qualquer outra forma de expressão. Para Cristina Cabral, supervisora escolar da rede pública, a proposta é excelente, mas é preciso tomar cuidado porque nada acontece por acaso. ‘O tratamento didático é essencial ao longo do processo’, destaca.
É importante ainda frisar que há muitas maneiras de garantir a aprendizagem. Os projetos são apenas uma delas. ‘É bom e é necessário que os estudantes tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e individualmente, ou seja, estudem em diferentes situações’, explica Hernández.
Vera Grellet, psicóloga e coordenadora de projetos da Redeensinar, concorda. ‘O currículo tradicional afasta as crianças do mundo real. A proposta dele promove essa aproximação, com excelentes resultados.’
Para Hernandez a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem, porém todo projeto precisa estar relacionado aos conteúdos para não perder o taco. Além disso é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão dos trabalhos.”
Tia Paula realizou uma atividade bem diferente com eles esta semana, um ditado com 10 fonemas. Os fonemas eram: -CO, -SI, -FA, -RA, -TO, -GA, -BI, -VE, -MA e –DO. Muitas crianças encontraram dificuldades, pois estão com dificuldade de identificar os fonemas pelo som, teve uma criança que estava colando dos amigos, ia até a carteira do amigo olhava e voltava correndo para escrever! Foi muito engraçado, porém tivemos que chamar a atenção, pois isso não é correto, cada um tem que fazer o seu. =)


Fonte: - http://www.centrorefeducacional.com. br/fehernan.htm



Ensino religioso na Educação Infantil

Durante esta semana continuamos na aprendizagem do número 7, porém desta vez através da confecção de tal número com barbante, o que além de trabalhar com noções numéricas, trabalha com a psicom otricidade fina das crianças. Depois que elas fizeram a movimentação do numeral com o barbante elas o reproduziram. E disseram a mesma frase, que este número é fácil demais!!! =D
A educação psicomotora é a ação educativa baseada e fundamentada no movimento natural consciente e espontâneo com a finalidade de normalizar, completar ou aperfeiçoar a conduta global da criança. A psicomotricidade fina das crianças é trabalhada quando se trabalha com as extremidades dos segmentos. Portanto a psicomotricidade é a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção. Favorece ainda a criança numa relação consigo mesma, com o outro e com o mundo que a cerca, possibilitando-a um melhor conhecimento do seu corpo e de suas possibilidades. – Adaptado
A outra atividade do dia foi para eles desenharem e pintarem o que estava sendo pedido. Eles encontraram muita dificuldade nesta atividade, já que não tem atenção, e ia pintando tudo, sem ouvir o que tia Paula estava lendo, que estava sendo pedido na atividade. Por exemplo, estava sendo pedido para pintar quantas crianças e quantos brinquedos, desenhar 2 borboletas voando, 5 frutas na árvore e 1 animal perto da menina. Eles desenhavam fora do local que estava sendo pedido, mais de 5 frutas...
Esta semana também estagiei na sexta-feira, e é o dia que tem aula de religião. O tema da aula o dia foi Jesus ama todas as crianças e Jesus nos ensina a amar e a viver em paz. Tia Paula leu e refletiu com eles, depois eles fizeram 2 páginas do livro onde eles tinham que ligar a menina às boas ações e circular as cenas de atitudes de carinho e amizade.
O ensino religioso na educação infantil é de suma importância, já que esta é a primeira etapa do desenvolvimento escolar da criança e sendo nela que toda a base de formação acontece, independente da área do conhecimento a que nos referimos, não é possível deixar de atentar para a importância de uma formação com qualidade para o Ensino Religioso entre estes educandos.
Partindo do pressuposto de que a Educação Infantil é base de toda a formação, onde se sabe que a criança necessita ser estimulada de forma integral.
Até os seis anos de idade é o período no qual mais se desenvolvem as
habilidades e competências, e o que vem depois disso é apenas reflexo e maturação do que foi construído.
Na Educação Infantil acontecem as primeiras relações sociais da criança, que
oportunizarão com que ela perceba os espaços sociais aos quais pertence e outros aos quais poderá estar participando eventualmente, interagindo e aprendendo assim o respeito ao outro e as diferenças.
Este aprendizado dar-se-á de dentro para fora, ou seja, primeiro a criança tende a acreditar que tudo que está ao seu redor lhe pertence – fase do egocentrismo – depois destes primeiros contatos, onde o outro também aprende a respeitá-la, é que compreenderá o seu espaço, o espaço social e a necessidade de interagir para que o mesmo ocorra em relação a ela. É fundamental que nesta fase seja oportunizado o primeiro contato com o universo religioso, tendo como base o saber de si para que a criança consiga reconhecer as diferenças do contexto social que a cerca, pois por meio deste processo é que ela conseguirá crescer em seu aspecto social e cognitivo, sem carga de preconceito.
O Ensino Religioso na Educação Infantil acontece principalmente nas escolas
confessionais, e por não ser obrigatório na LDB e nos Referenciais Curriculares de Educação, ainda encontra-se muito relacionado ao carisma de cada instituição de ensino. – Adaptado
Por fim tia Paula lhes contou a história do “Soldadinho de Chumbo” do livro ALET, e depois eles fizeram à atividade que pedia para que eles circulassem os personagens que não pertenciam à história. =)
O Soldadinho de Chumbo é um conto de fadas escrito por Hans Christian Andersen e publicado pela primeira vez em 1838. Conta a história de um boneco que tem apenas uma perna e que se apaixona por uma bailarina que também é uma boneca. Foi o primeiro conto escrito totalmente pelo autor e não tem um final feliz.


Fonte: - http://www.gper.com.br/documentos/er_educacao_infantil.pdf - adaptado
- http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/psicomotricidade - adaptado
- http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Soldadinho_de_Chumbo