terça-feira, 3 de março de 2009

Quem eu era quem eu sou e o que eu serei???


Bem.. Tenho 16 anos, sou estudante e estou no 3º ano do curso Normal Médio do CENSA. Ao escolher este curso sinceramente não imaginava coisa alguma sobre ele, fiz a minha inscrição porque minha mãe disse que queria que eu fizesse e aceitei pois a minha prima também o fazia. Logo que começaram os estágios e as aulas de Psicologia, Filosofia e Didática, por exemplo, que é onde aprendemos o por quê de todas as reações das crianças e a como proceder, eu me apaixonei pelo exercício do magistério.
Eu comecei os meus estágios com a, antiga, 3ª série do Ensino Fundamental - 1º Segmento e também estagiava com a coordenadora do Ensino Fundamental, uma vez por semana, para mim foi uma excelente experiência neste início ficar com estas pessoas, pois eu sabia literalmente o básico, fiquei com uma excelente professora, que me preparou para tudo que estava por vir, com ela aprendi diversas lições significativas de como se portar em sala de aula, e também diante de algumas dificuldades e ainda com situações que por mais que fossem cotidianas necessitam ser trabalhadas com muita responsabilidade, ética e descrição e a reagir diante das mudanças repentinas sendo flexível.
Logo depois passei a estagiar na, antiga, 4ª série, essas crianças estão em uma faixa etária bastante conturbada e é necessário que as pessoas que vão lidar com elas seja firme, não autoritária, ela só necessita impor respeito ao mesmo tempo em que é dócil, pois assim conquistará as crianças fácil e verdadeiramente. Esta turma era a mais agitada de todas, então era mais que necessário que eu obtivesse rapidamente o domínio da turma, pois senão eu teria uma ação desastrosa na sala de aula, e foi ali naquela sala que eu aprendi a fazer com que as crianças me respeitassem e elas também exigiam de mim muita pesquisa, para que eu conseguisse despertar a atenção deles no momento em que ficássemos sozinhos na sala de aula, pois se eles se dispersassem seria uma bagunça geral.
Após todo este período de aprendizagens e descobertas foi à hora de novamente trocar a turma de estágio, e desta vez a minha turma de estágio foi no Maternal e eu não tinha experiência alguma na Educação Infantil, e então pensei que a minha ação seria desastrosa e procurei a minha Coordenadora de estágios que me disse para adaptar tudo aquilo que eu havia aprendido anteriormente para aquela faixa etária que iria trabalhar agora, e que no início era para eu observar como a professora e as outras estagiárias agiam e que logo eu estaria tão segura quanto elas para realizar aquele trabalho. Nesta turma as crianças são maravilhosas, a professora também era excelente, me dizia como agir diante de algumas situações, o que fazer se tais coisas acontecessem, me deixava livre para trabalhar com as crianças na sala de aula, e também aprendi bastante com a minha colega de estágio que era bem mais experiente e já iria terminar o curso. E foi a partir daí que eu comecei a amar cada dia mais o exercício do magistério, pois não somos somente estagiárias como muitos pensam de nós. Somos Educadoras, exemplos e os ídolos das crianças!
Toda esta aprendizagem ocorreu no meu primeiro ano no curso,mais foi somente no segundo que eu assimilei todas as idéias acomodei-as e as coloquei em prática. Durante quase todo o meu segundo ano no curso eu estagiei em uma só turma que era de 1° Período, a mesma turma que havia estagiado no Maternal, durante este ano aprendi diversas coisas maravilhosas sobre o exercício do magistério com a professora da turma, que foi como uma mãe da aprendizagem magistral para mim, com ela aprendi a ver tudo diferente do que via anteriormente, ou seja, aprendi a agir , a ensinar, a contar histórias, e principalmente a ter uma postura de EDUCADORA! Porém, como disse anteriormente, a uns dois meses para o término do ano letivo, eu troquei de turma fui para uma turma de 2° período, mas esta turma era a mais agitada da Escola Infantil, então eu pensei que não conseguiria agir com eles, pois não conhecia as crianças e a minha antiga turma era bem mais calma, mas fui pois se a Coordenadora tinha me mandado para lá era porque eu tinha condições de "assumir" a turma e ela também conversou comigo e me direcionou pontos importantes e eficientes de ação e lá foi o lugar para que eu pudesse colocar em prática todas as lições que eu havia tido durante o ano e foram maravilhosas, as crianças eram agitadas sim, mais eram super dóceis e atenciosas e então foi fácil trabalhar com elas, elas só necessitavam de atenção e com a ajuda da minha companheira de estágios e também da professora. Dispomos de diversos artifícios para prender a atenção deles e obtivemos o sucesso e a professora também me ensinou e auxiliou bastante.
Ao final do meu segundo ano do curso reuni todas as minhas aprendizagens com estas diversas professoras, com os meus diversos professores do Ensino Médio, com as irmãs que estão sempre em contato conosco, com as coordenadoras, com as crianças e também com meus familiares e formei a minha personalidade, pode-se dizer o meu EU. Chegando à conclusão de que quando iniciei o curso eu era uma pedra bruta, que aos poucos com as situações cotidianas e com as aprendizagens diárias nos estágios foi sendo lapidadas e se transformou em uma bela pedra, que ainda precisa ser lapidada, mas não tanto quanto antes! E acredito que esta pedra ficará a cada dia melhor, e daqui a alguns anos será um brilhante; e eu conseqüentemente uma Educadora já lapidada!
Neste início de terceiro ano, que é a reta final, eu almejo dar as minhas aulas utilizando todos os recursos e aprendizados adquiridos durante estes dois anos, concluir a minha monografia cujo tema é "A falta de disciplina e de limites encontradas nas crianças de hoje e as suas conseqüências para a vida em sociedade", para que ao chegar ao término do curso eu esteja apta a seguir a minha carreira como Educadora, cursar a faculdade de Pedagogia e ter um futuro brilhante, fazendo aquilo que eu amo fazer e que não deixarei de fazer jamais, porque como
dizem alguns pensadores quem é Educador, é Educador para sempre!
E foi nesta casa de Maria Auxiliadora que pude demonstrar os meus valores e princípios de Educadora para com os que comigo se relacionam, e também a passá-los para as gerações futuras para que possamos ter o mundo melhor que tanto almejamos.
Portanto, neste blog apresentarei textos, relatarei as minhas experiências e também os desafios que irão decorrer durante o ano letivo, a fim de registrar e compartilhar as experiências da docência como o título do Blog já diz!
Abraços, Tatiana Ribeiro Gomes Coutinho.

2 comentários:

  1. Tati, texto bem parecido com você detalhista mas bem harmonioso. =) Show!

    ResponderExcluir
  2. Tatiana,
    seu post esta perfeito sua cara fico muito feliz por saber que você superou todos os seus desafios.
    Segundo Paulo Freire "educamos aquilo que somos",e você demonstra ser uma otima educadora .
    sucesso
    Que Maria Auxiliadora esteja ao seu lado sempre
    bjux

    ResponderExcluir