sexta-feira, 13 de março de 2009

Retornando às atividades.. A primeira semana de aula

O retorno das atividades escolares é sempre turbulento, principalmente quando se trata de Educação Infantil, e neste retorno após o recesso de Carnaval as crianças entraram super bem, mas estavam agitadas, devido a toda a agitação advinda do Carnaval, por isso tia Paula já havia separado massinha para todos eles, cada um já tinha a sua em cima de sua mesa.
Logo após terem chegado todas as crianças, tia Paula sentou com eles no tapete para fazer a acolhida, conversaram sobre como foi o Carnaval, se eles gostaram, que fantasia(s) usaram e também hoje houve acolhida pelo som, onde eles rezaram e cantaram agradecendo a “papai do céu”.
Ao terminarem este momento de acolhida, foi a hora de retornar aos estudos..
Durante esta primeira semana de aula tia Paula trabalhou muito com eles, o nome e a primeira letra dos nomes e os numerais. As atividades foram:
NOME ~> a professora os pediu para pintar as letras que formam seus nomes.
~> fazer a letra inicial do nome com papel crepom, atividade que além de trabalhar com as letras e especificamente com a do nome, ela também trabalha com a psicomotricidade fina das crianças, quando elas fazem as bolinhas com o crepom para fazer a movimentação da letra. “A função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão intimamente ligados na criança: a psicomotricidade quer justamente destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica.”
NÚMERO ~> Foi feita uma atividade onde se trabalhou com a movimentação da letra com perfex, a representação desde número, a representação foi feita com bola de soprar, e para finalizar eles fizeram a número. Muitas crianças tiveram dificuldades em fazê-lo, elas o faziam espelhado, então eu sentei com eles e lhes fui ensinando, disse-lhes para que passarem o dedinho por cima do número para aprenderem a movimentação, e foi nesta hora que percebi onde estava o erro, eles estavam fazendo a movimentação errada e por isso faziam o número errado pois se começarmos a fazer o número 1 de baixo para cima podemos perceber que nossa mão nos leva para o lado esquerdo, o que faz com que o número fique espelhado. Então, trabalhei a partir daí com aqueles que estavam fazendo errado, eles tiveram um pouco de dificuldade, mas depois de muitas tentativas e de muita movimentação eles conseguiram fazer corretamente o número 1.
Eu achei muito interessante como a professora explicou a movimentação desde número, ela lhes ensinou uma musiquinha: “na serra desse serrote quem não sabe desenhar, o meu lápis é esperto sobe e desce sem parar” e enquanto a contou fez a movimentação, o que facilitou para muitas crianças, algumas eu até achei bem interessante que algumas crianças enquanto faziam o número cantaram a musiquinha!
Bem.. Durante esta semana foi tudo bem agitado, mais nenhuma criança chorou para ficar na sala, nem nada parecido, eu acredito que eles estejam gostando muito de sua nova professora, e para eles ter a mesma estagiária do ano anterior com eles, os proporciona mais segurança. Eu fiquei bem surpresa, pois os novatos não choraram e se socializaram muito bem e em pouco tempo. Alguns novatos estão com dificuldades em fazer seus nomes, tem um que tem nome composto e fica muito difícil para eles que nunca tiveram contato com as letras antes. Mas aos poucos eles vão melhorando, no término da semana eles já conheciam as letras, claro que tem aquelas que eles ainda tem um pouco de dificuldade, mas não é como antes e tem alguns que já fazem o nome sem ajuda, somente, olhando o nome que fica em suas mesas.

Nesta semana teve banho de piscina, mas no dia não era o meu dia de estágio, mas tia Paula me pediu para ir para ajudá-la, fui.. Foi muito legal! As crianças são demais.. Queriam que eu brincasse com elas, e para isso elas me puxavam para perto delas, faziam cócegas para ver se conseguiam, até que me surpreenderam quando formaram uma fila de umas 5 crianças para me puxar.. Eu achei aquilo fantástico! Pois demonstra a capacidade que eles tem de racionar: “se eu sozinho não consegui, vou pedir ajuda a meu colega”. São durante estes, momentos de lazer e descontração que temos a oportunidade de nos aproximarmos cada vez mais, não só eu com as crianças, mas também eu com a professora.
Durante esta semana foi somente à adaptação deles, onde nós já fizemos várias descobertas, onde eles a cada dia que passa me cativam mais e mais, com seus abraços surpresas, com seus beijos apertados, com eles dizendo com a minha chegada: “tia eu ainda nem te abracei..” e se jogando no meu colo, com suas descobertas, com suas frases engraçadas, com cada segundo, com cada ação, que por eles pode ser imperceptível, para nós Educadoras é incrível, maravilhoso, engraçado, cativante, é uma mistura de coisas boas que eles nos passam com sua beleza, inteligência e inocência, que nos fortalece naqueles momentos que estamos mais cansadas, ou desmotivadas [devido ao intenso calor que tem feito] e nos fazem lembrar que é por eles que estamos ali, é porque queremos e acreditamos na força e importância da educação.


Referencial eletrônico: http://www.lucianaalves.hpg.ig.com.br/psicomotricidade.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário