sexta-feira, 3 de abril de 2009

"O Grande Rabanete" e o aniversário da Ir. Carmelita






Durante esta semana começou-se a trabalhar com a história do “Grande Rabanete”. A professora da turma contou a história primeiro, depois contou novamente em um outro dia, e neste segundo ela pediu para que as crianças desenhassem a história. Enquanto elas desenhavam eu as observava, e a medida que elas iam acabando, me chamavam para contar o que haviam feito.
Quando cheguei uma criança me chamou fui até ela, e o desenho dela me chamou muito a atenção porque era todo preto, enquanto o das outras crianças é todo colorido. Eu já havia percebido isso desde o ano passado, não comentei com a professora da turma, mas sempre insistia perguntando a criança o porque que ela desenhava só com esta cor, e ela sempre me dizendo que é porque ela gosta dessa cor.
Os desenhos foram muito interessantes, a atividade anexa, corresponde ao desenho de um criança que os fez perfeitamente. Ela desenhou as personagens na ordem certa que elas aparecem na história, e é válido ressaltar também que ela os desenhou de mãos dadas, correspondendo com a história. Isso retrata que a criança sabe realmente o que aconteceu na história e soube “passar isso para o papel” o que muitas vezes algumas crianças ainda tem muita dificuldade em fazer, a criança que só desenha de preto é uma delas.
A resenha desta história é a seguinte: “Vovô plantou um rabanete na horta. Mas o rabanete cresceu tanto, que ele não conseguia arrancá-lo da terra. Chamou então a vovó, mas ainda assim não tiveram sucesso. E veio a neta, o Totó, o gato... e nada! O rabanete era grande mesmo! Até que chamaram o rato e... plop! — o rabanete saiu da terra. O ratinho ficou muito convencido, achando que a façanha era dele.”
Outras curiosidades sobre a obra: “A história, de enredo simples, tem como atrativo principal à forma: é narrada como um conto cumulativo — forma que encanta e diverte a garotada, além de representar um excelente treino de memória. As frases — simples — , são bastante adequadas aos que se iniciam na leitura, o que não quer dizer que sejam pobres; servem-se de recursos originais, como a repetição: “o rabanete cresceu-cresceu e ficou grande-grande”. Além do aspecto lingüístico, é possível explorar, por meio da narrativa, o lado humano: a questão da solidariedade, da cooperação, da divisão de bens e até da auto-estima exacerbada, aspecto representado pelo ratinho, no bem-humorado e imprevisto final. Áreas envolvidas: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Ciências. Temas transversais: Ética, Pluralidade Cultural”
Aproveitando a história do rabanete a professora durante esta semana também trabalhou a letra R com eles, R de Renato, de Rafael, de rato(personagem da história), de rabanete(também faz parte da história), e de relógio. A atividade foi a movimentação da letra R com cola colorida, a reescrita da mesma e eles copiaram juntamente com o auxilio da professora as palavras que citei acima.
Bem.. Durante esta semana eles também aprenderam o número 3. a professora primeiramente o fez no quadro, e depois fez com eles a atividade que era a movimentação do número e depois a reprodução, durante esta primeira atividade do número 3, ela os auxiliou na hora de reproduzirem tal número. Depois desta etapa vencida, eles representaram tal número com material concreto, o que é muito importante, pois muitas crianças se não trabalhadas na educação infantil a respeito dessa quantificação dos números, elas acabam chegando ao primeiro segmento do ensino fundamental sem esta noção e enfrentam grandes dificuldades na hora de operar contas.
“Quanto ao trabalho com os números, é importante compreendermos que estes são símbolos que representam graficamente uma quantidade de coisas que poderiam ser representadas de outra forma. Assim, antes de descobrir os números, é importante ajudarmos as crianças: dizer quantos têm, mostrar nos dedinhos e brincar com tudo isso. Posso indicar que tenho 2 coisas mostrando o dedo indicador e o médio, mas também posso fazê-lo mostrando o dedo mínimo e o polegar. De qualquer forma estarei mostrando 2 dedos.” É necessário que se trabalhe com “a matemática na Educação Infantil sem se preocupar tanto com a representação dos números ou com o registro no papel”, mas sim em fazer as crianças compreenderem o real significado dos números.(WEB)
Durante esta semana tivemos também o aniversário de uma pessoa muito querida, a Ir. Carmelita, que foi comemorado com muita festa por toda a Escola Infantil! Principalmente as crianças!!




2 comentários:

  1. Tradução:Páginas agradáveis!
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  2. Tatiana, quero registrar a minha alegria em ver o seu blog tão bem feito e revelando todo o seu entusiasmo, carinho e dedicação com a arte de ensinar.
    Parabéns pelo seu desempenho e postura que revelam a profissional que vc se faz a cada dia.
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