sábado, 11 de abril de 2009

Semana da Páscoa










Bem.. Esta semana foi de total agitação! Ensaiamos para a celebração da Páscoa que ocorreu na quarta-feira e as atividades também giraram em torno deste assunto!
As atividades da semana foram bem divertidas! A primeira foi o cartão que eles fizeram para os pais, onde eles escreveram as palavras: ALEGRIA, FELICIDADE, AMOR, PAZ e CARINHO e embaixo eles desenharam sua família e depois contaram o que haviam desenhado. Enquanto fazíamos esta atividade a tia Anny passou lá na sala levando um coelho que estava visitando a sua sala naquele dia, já que o tema do projeto da sua turma são os animais! Foi uma festa só, as crianças amaram, se divertiram bastante.
Uma outra atividade que eles fizeram foi o Diagnóstico de Escrita no primeiro dia coletivamente, as palavras foram: COELHO, OVO e CENOURA, muitas crianças copiaram umas das outras, algumas até mesmo copiavam da “tirinha” onde estava escrito “Diagnóstico de Escrita”, algumas repetem muito as letras dos nomes mais algumas crianças se saíram muito bem.
Depois eles brincaram de massinha, brincadeira que por mais simples que possa parecer é fundamental para o desenvolvimento psicomotor fino das crianças.
“Segundo Assunção & Coelho (1997, p.108) a psicomotricidade é a “educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas”. Além disso, possui uma dupla finalidade: “assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano”.Os movimentos expressam o que sentimos, nossos pensamentos e atitudes que muitas vezes estão arquivadas em nosso inconsciente. Estruturas o corpo com uma atitude positiva de si mesma e dos outros, a fim de preservar a eficiência física e psicológica, desenvolvendo o esquema corporal e apresentando uma variedade de movimentos.Através da ação sobre o meio físico com o meio social e da interação como ambiente social, processa-se o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano. É um processo complexo, em que a combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais, produz nele transformações qualitativas. Para tanto desenvolvimento envolve aprendizagem de vários tipos, expandindo e aprofundando a experiência individual.”
No dia da celebração da Páscoa ensaiamos, conversamos, eles fizeram com tia Paula a parte individual do Diagnóstico de Escrita, brincamos e explicamos a eles como eles deveriam se comportar durante a apresentação.
Neste dia uma criança chegou atrasada, chegou às 15:30, então sentei com ela para que lanchasse, quando já estava terminando de lanchar ela começou a tossir e então em percebi que iria vomitar então me apressei em virar a sua cabeça e levá-la para o banheiro, porém não foi a tempo, a criança vomitou no chão. Eu rapidamente desviei do vomito levantei o à cabecinha dela e corremos para o banheiro onde a criança vomitou muito, muito mesmo! Então, depois que ela acabou lavei a sua boquinha e a levei para de volta para a sala. Nem mesmo parecia que ela havia acabado de passar mal. Confesso que enquanto a criança passava mal, mesmo estando no meu 3° ano de experiência fiquei um pouco assustada, mesmo já tendo experiência com esta mesma criança e com esta mesma situação nos meus 3 anos de estágio, e então pedi auxilio a Ir. Cláudia que passava naquele momento pela Escola Infantil!
A apresentação da Páscoa foi uma festa só, as crianças cantaram depois entregaram seus cartões aos pais, depois cataram abençoando seus pais e sua família e por fim cantaram novamente, uma musiquinha da páscoa, super legal!

Webgrafia: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-da-psicomotricidade-na-educacao-infantil-340329.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário