sexta-feira, 3 de abril de 2009

Projeto

Durante esta semana o assunto dominante foi o PROJETO. Ele conversaram sobre o que gostariam de estudar no projeto, o que eles achavam mais legal, até que chegaram a três opções, claro que com o intermédio da professora, eles tinham 3 opções de escolha. Depois de muito conversarem, no outro dia a professora sentou com eles no tapete, escreveu o nome de cada criança do quadro e depois foi perguntando de uma a uma o que elas queriam estudar, a opção mais votada foi a escolhida. Eles quiseram estudar várias coisas, como por exemplo: filmes, desenho, animais, português, jogos, brincadeiras e até balé apareceu. Porém o projeto ficou definido como JOGOS E BRINCADEIRAS, por grande quantidade de votos. Depois da escolha do tema foi à hora de reproduzir os conhecimentos prévios sobre àquele assunto.
Enquanto a professora fazia com eles esta atividade, eu estava a auxiliando, olhando as crianças, para ver como elas estavam escrevendo, apagando caso houvessem errado, “chamando a atenção” para o erro delas, para que não o cometessem novamente, etc. Foi muito engraçado pois a professora perguntou a eles o que eles sabiam sobre o tema, e eles respondiam: “É legal!”,
“É coisa de rir!”, “É brincar!” “É dar risada!”, etc. Pois é uma coisa que eles gostam fazem mas não sabem como definir, por exemplo, se eu te pedisse para definir brincadeiras você ficaria um pouco confuso até me responder... Imagine as crianças!! Ao terminarem a atividade, tia Paula lhe pediu para desenharem sobre o que haviam escrito e sobre o que sabiam a respeito do referido tema.
Segundo Hernández "Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”. Cabe ao educador saber aonde quer chegar. "Estabelecer um objetivo e exigir que as metas sejam cumpridas, esse é o nosso papel", afirma Josca Ailine Baroukh, assistente de coordenação da assessoria pedagógica da Escola Vera Cruz, em São Paulo.
“Por isso, Hernández alerta que não basta o tema ser "do gosto" dos alunos. Se não despertar a curiosidade por novos conhecimentos, nada feito. "Se fosse esse o caso, ligaríamos a televisão num canal de desenhos animados", explica. Por isso, uma etapa importante é a de levantamento de dúvidas e definição de objetivos de aprendizagem. O projeto avança à medida que as perguntas são respondidas e o ideal é fazer anotações para comparar erros e acertos — isso vale para alunos e professores porque facilita a tomada de decisões.” É importante ainda frisar que há muitas maneiras de garantir a aprendizagem. Os projetos são apenas uma delas. "É bom e é necessário que os estudantes tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e individualmente, ou seja, estudem em diferentes situações", explica Hernández.
É muito interessante trabalhar com projetos pois eles incentivam a criança a estudar, ou seja, eles funcionam como estimuladores/motivadores de ensino para as crianças!
Durante esta semana também foi trabalhada a letra P, de PATO, de PIPOCA, de PEDRO, de PENTE, de PESCOÇO, de PERNA, de PÁSCOA E de PAULA. Para trabalhar esta letra a professora primeiro lhes ensinou fazendo a letra no quadro, depois lhes ensinou
o som dessa letra e em seguida ela perguntou para as crianças quais as palavras que começavam com essa letra e eles falaram as palavras q coloquei acima.
Partindo desse pressuposto, para registrar este saber eles fizeram uma atividade que era a movimentação da letra P, com papel cortado e depois a reprodução do mesmo.
Esta atividade trabalha com a psicomotricidade fina da criança, que é aquela que trabalha com as extremidades dos segmentos. Além de trabalhar com o desenvolvimento da escrita que é uma etapa primordial na Educação Infantil. A “Psicomotricidade é uma disciplina educativa, reeducativa e terapêutica, ou seja, a psicomotricidade quer destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica. A psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal o que facilitará a orientação espacial.” (WEB)
Neste sentido seria ingênuo pensar que a semana não foi produtiva! Começamos a trabalhar com o projeto, que irá ocorrer durante todo o primeiro semestre letivo e também aprendemos a letra P, em especial com o seu som, o que vai ser muito importante daqui pra frente.
Bem.. a cada dia que passa os nossos laços se fortalecem mais e mais, a cada dia elas me surpreendem, com as suas frases, com as suas brincadeiras.. Eu entro 2 horas a pedido de tia Paula, para auxiliá-la na hora da saída, as crianças são perceptíveis a tudo, sempre que eu chego alguns me chamam a atenção: “Tia!! Você está chegando atrasada, não pode!!”, então eu os explico que eu entro naquela hora, mas eles nunca acreditam, pois acham que se eles entram mais cedo eu tenho que estar lá junto com eles! Achei muito interessante pois ganhei de um aluno 1 bis, um bis a cada dia de estágio, e ele todos os dias dizia: “Tia, eu trouxe 2 bis, um para mim e um para você!”. Mas foi durante o lanche, que para mim é o melhor momento (pois é ali que sento, converso com as criança, é muito legal) e foi ali que fiz a melhor descoberta do ano, até agora, descobri como fazer algumas crianças lancharem, eu brinco com ela, faço aviãozinho, elas adoraram, agora comem por prazer e sem muita demora! Fiquei muito feliz em descobrir isso, pois agora eles terminam mais rápido e não ficam tão atrasados quando retornam para a sala.

Webgrafia:
http://www.centrorefeducacional.com.br/fehernan.htm
http://www.coladaweb.com/edfisica/psico.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário