sexta-feira, 3 de abril de 2009

O sentimento pascal toma conta da Educação Infantil

Bem.. No decorrer da semana o assunto central foi a PÁSCOA, que está se aproximando. Durante os meus dois dias de estágios as atividades estavam relacionadas com a páscoa, a professora ensinou para eles a letra O, principalmente o som desta letra que é o mais importante nesta faixa etária, já que eles já conhecem as letras. Ela os ensinou esta letra e a palavra centra foi OVO, que é um dos símbolos pascais. “O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma.”
Na atividade da letra O, eles fizeram a movimentação da mesma, é válido ressaltar que esta atividade é muito trabalhada na educação infantil pois trabalha com a psicomotricidade que é muito importante para o desenvolvimento psicomotor e intelectual das crianças. Além da palavra ovo, eles trabalharam também as palavras: orelha, ônibus e olho.
“Segundo Assunção & Coelho (1997, p.108) a psicomotricidade é a “educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas”. Além disso, possui uma dupla finalidade: “assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano”. “Os movimentos expressam o que sentimos, nossos pensamentos e atitudes que muitas vezes estão arquivadas em nosso inconsciente. Estruturas o corpo com uma atitude positiva de si mesma e dos outros, a fim de preservar a eficiência física e psicológica, desenvolvendo o esquema corporal e apresentando uma variedade de movimentos.”
Ao término da atividade eu contei para eles a história do “Coelho teimoso” que tem como enredo a seguinte história: “É uma releitura da conhecida fábula de Esopo A tartaruga e a lebre. O coelho, sempre provocando a tartaruga por sua lentidão, lhe desafia para mais uma corrida. Depois de insistir muito, a tartaruga aceita, mas impõe uma condição: se o coelho perdesse, deveria pagar sorvete para todos os bichos da floresta. Preocupados em ganhar a deliciosa guloseima, os animais inventaram um plano infalível: todas as tartarugas do lugar estariam na disputa, sem que o coelho soubesse, é claro. Assim, as tartarugas se organizaram ao longo do caminho e, conforme o coelho corria, ia encontrando cada uma delas, sempre à sua frente, pensando tratar- se de uma única tartaruga –– a da aposta. A estratégia funcionou, a tartaruga ganhou a corrida e houve sorvete para todos. Quando descobriu a brincadeira da bicharada, o coelho riu muito.” A história tem como, “áreas envolvidas: Língua Portuguesa, Educação Artística, Educação Física. Temas transversais: Ética.”
Logo depois que terminei de contar, os pedi que me contassem o que haviam escutado e em seguida sentaram-se em suas cadeiras para desenhar o que haviam escutado e depois à medida que acabavam iam falando para mim e para tia Paula o que tinham desenhado.
A atividade anexa é muito interessante, pois a criança desenhou exatamente o momento central da história, que é a hora da corrida. Ela desenhou a pista, o coelho e a tartaruga, e alguns outros animais.







Esta semana eles também fizeram uma atividade muito interessante, e que necessitava de alguns conhecimentos prévios adquiridos desde o início do ano. A atividade era a seguinte, eles tinham que associar, ligando, os numerais (1,2 e 3) as suas respectivas quantidades, e depois desenharem nos quadrinhos as respectivas quantidades dos mesmo numerais.
Na semana anterior comentei sobre a atitude de um aluno ao desenhar ou a pintar, sempre com uma mesma cor, a preta, eu comentei esta atitude estranha do aluno com a professora e esta semana quando ele entregou esta atividade referida acima, descobrimos o “porquê” de a criança utilizar somente esta cor, esta semana ela também utilizou a vermelha. O motivo pelo qual ele utiliza estas cores, é o seu time, o Flamengo! Acredita-se que em casa ele deve ser motivado a gostar deste time, e isso acabou influenciando na sua vida escolar.

No final da tarde antes da entrada dos pais, tia "Lili" falou com as crianças sobre a páscoa, e todas as crianças da Escola Infantil cantaram a música que será cantada na Festa da Páscoa.


Webgrafia: http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/mensagens_simbolos.asp
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-da-psicomotricidade-na-educacao-infantil-340329.html
http://literatura.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-04131-X.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário