Hoje foi a minha primeira aula, foi de matemática e o assunto foi: Figuras planas e especiais.
A minha aula foi no quarto ano do Ensino Fundamental, estagiei na turma antes da aula durante mais ou menos duas semanas, até o dia da aula.
No decorrer da aula fiz com eles uma dinâmica em grupo, dividi a turma em 6 grupos, cada grupo ficou responsável por montar um sólido geométrico, que são: prisma, pirâmide, paralelepípedo, cone, cilindro e cubo.
Depois de montarem um representante de cada grupo foi à frente para me dizer qual era o nome do seu sólido, qual a planificação que correspondia àquele sólido e quais as figuras planas que o formavam.
Após contruírem seus conhecimentos, foi a hora de fazerem a folhinha, que depois eu fiz com eles no quadro.
Por fim, eles montaram o Trangram, e colaram a imagem que montaram em uma caixinha de leite encapada, que eu havia pedido que levassem para a aula. "O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo), com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas e sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. A verdade é que não se sabe ao certo como surgiu o Tangram."
Abaixo segue o plano de aula:
PLANO DE AULA
I- IDENTIFICAÇÃO
Escola: Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora
Série: 4° ano (3ª série) - 401
Professora: Lívia
Docente-estagiária: Tatiana Ribeiro Gomes Coutinho
Disciplina: Matemática
Duração da aula: 50 minutos
Tema: Figuras planas e espaciais
II- OBJETIVOS
Cognitivos
- Conceituar as figuras geométricas planas e espaciais;
- Observar as semelhanças entre as formas geométricas espaciais e planas;
- Identificar as principais diferenças entre as figuras planas e espaciais, e diferenciá-las.
Procedimental
- Comparar e diferenciar através de imagens as figuras geométricas planas e espaciais;
- Comparar sólidos (prisma, pirâmide, paralelepípedo, cone, cilindro e cubo) a partir da planificação correspondente, na atividade prática a ser realizada em grupo;
- Identificar e nomear os sólidos geométricos e suas bases;
- Expor o conteúdo de forma oral, construindo o conhecimento juntamente com a intervenção dos alunos;
- Construir como recordação deste conteúdo um “porta-treco”, com caixa de leite e na frente construir um bonequinho de TRANGRAM, que é constituído de figuras planas.
III- SITUAÇÃO ORIENTEDORA
Motivação emocional
Para iniciar os estudos, será feita uma discussão sobre os conhecimentos das crianças acerca das imagens das formas planas e espaciais que lhes serão mostradas. Essa discussão servirá para se fazer uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos, sobre o tema em debate.
Durante este debate serão feitas algumas perguntas com o objetivo de aguçar a curiosidade dos alunos a respeito do tema em destaque. Tais como:
- O que são figuras planas?
- E as espaciais?
- Por que são chamadas assim?
- De que são formadas?
- É possível encontrarmos figuras planas nas espaciais?
- Elas são diferentes?
- Qual ou quais as diferenças entre elas?
- Quais os objetos que tem formas parecidas com as figuras planas??
- E com as espaciais??
Motivação direcional
Conversaremos sobre os objetivos da aula, aprofundando o assunto já exposto na motivação emocional. Seguir novos caminhos com questionamentos, idéias e experiências direcionados aos alunos:
- Debate do tema;
- Exposição oral do conteúdo;
- Dinâmica em grupo, para a montagem das formas espaciais e diferenciá-las após a montagem das formas planas.
IV- DESENVOLVIMENTO OPERACIONAL
1ª etapa
Para atingir o primeiro objetivo, analisaremos as figuras planas e espaciais confeccionadas pelos alunos, para que eles possam construir seus conhecimentos acerca do tema em debate a partir da minha mediação. Cada um vai poder expor suas opiniões, para que eles possam ser construtores de seus conhecimentos, e o mais importante, este conhecimento vai ser construído a partir da experiência que eles tiveram ao montar os sólidos geométricos.
As figuras planas, são: triangulo, retângulo, quadrado e círculo. As figuras espaciais que serão trabalhadas, são: prisma, pirâmide, paralelepípedo, cone, cilindro e cubo.
2ª etapa
Esta etapa também utilizará como recurso os sólidos geométricos, e a partir deles farei os alunos analisarem os sólidos e identificar entre eles e as figuras planas, do início da aula, as suas semelhanças.
Durante esta etapa eles também serão mediados, pois será o momento em que eles estarão quase completando seus conhecimentos sobre o conteúdo.
3ª etapa
Nesta ultima etapa as crianças concluirão seus saberes sobre os sólidos geométricos. Os alunos a partir da comparação entre os sólidos e as imagens das figuras planas vão identificar as principais diferenças entre elas e vão diferenciá-las, ou seja, por que uma é considerada plana e a outra espacial. Para a conclusão do conteúdo, eles também serão mediados, mais o primordial é que os alunos sejam os próprios construtores dos seus conhecimentos e que sejam capazes de depois que construído pô-los em prática.
V- AVALIAÇÃO
A avaliação será feita durante o decorrer da aula, desde à participação nos debates, ao interesse nas atividades, principalmente durante a confecção dos sólidos geométricos em grupo e depois a análise dos mesmo, além de trabalhar com noções de cooperação, trabalho em equipe e organização. Por fim para constatar que as crianças assimilaram e acomodaram o conteúdo realmente, eles farão uma atividade-avaliação.
I- IDENTIFICAÇÃO
Escola: Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora
Série: 4° ano (3ª série) - 401
Professora: Lívia
Docente-estagiária: Tatiana Ribeiro Gomes Coutinho
Disciplina: Matemática
Duração da aula: 50 minutos
Tema: Figuras planas e espaciais
II- OBJETIVOS
Cognitivos
- Conceituar as figuras geométricas planas e espaciais;
- Observar as semelhanças entre as formas geométricas espaciais e planas;
- Identificar as principais diferenças entre as figuras planas e espaciais, e diferenciá-las.
Procedimental
- Comparar e diferenciar através de imagens as figuras geométricas planas e espaciais;
- Comparar sólidos (prisma, pirâmide, paralelepípedo, cone, cilindro e cubo) a partir da planificação correspondente, na atividade prática a ser realizada em grupo;
- Identificar e nomear os sólidos geométricos e suas bases;
- Expor o conteúdo de forma oral, construindo o conhecimento juntamente com a intervenção dos alunos;
- Construir como recordação deste conteúdo um “porta-treco”, com caixa de leite e na frente construir um bonequinho de TRANGRAM, que é constituído de figuras planas.
III- SITUAÇÃO ORIENTEDORA
Motivação emocional
Para iniciar os estudos, será feita uma discussão sobre os conhecimentos das crianças acerca das imagens das formas planas e espaciais que lhes serão mostradas. Essa discussão servirá para se fazer uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos, sobre o tema em debate.
Durante este debate serão feitas algumas perguntas com o objetivo de aguçar a curiosidade dos alunos a respeito do tema em destaque. Tais como:
- O que são figuras planas?
- E as espaciais?
- Por que são chamadas assim?
- De que são formadas?
- É possível encontrarmos figuras planas nas espaciais?
- Elas são diferentes?
- Qual ou quais as diferenças entre elas?
- Quais os objetos que tem formas parecidas com as figuras planas??
- E com as espaciais??
Motivação direcional
Conversaremos sobre os objetivos da aula, aprofundando o assunto já exposto na motivação emocional. Seguir novos caminhos com questionamentos, idéias e experiências direcionados aos alunos:
- Debate do tema;
- Exposição oral do conteúdo;
- Dinâmica em grupo, para a montagem das formas espaciais e diferenciá-las após a montagem das formas planas.
IV- DESENVOLVIMENTO OPERACIONAL
1ª etapa
Para atingir o primeiro objetivo, analisaremos as figuras planas e espaciais confeccionadas pelos alunos, para que eles possam construir seus conhecimentos acerca do tema em debate a partir da minha mediação. Cada um vai poder expor suas opiniões, para que eles possam ser construtores de seus conhecimentos, e o mais importante, este conhecimento vai ser construído a partir da experiência que eles tiveram ao montar os sólidos geométricos.
As figuras planas, são: triangulo, retângulo, quadrado e círculo. As figuras espaciais que serão trabalhadas, são: prisma, pirâmide, paralelepípedo, cone, cilindro e cubo.
2ª etapa
Esta etapa também utilizará como recurso os sólidos geométricos, e a partir deles farei os alunos analisarem os sólidos e identificar entre eles e as figuras planas, do início da aula, as suas semelhanças.
Durante esta etapa eles também serão mediados, pois será o momento em que eles estarão quase completando seus conhecimentos sobre o conteúdo.
3ª etapa
Nesta ultima etapa as crianças concluirão seus saberes sobre os sólidos geométricos. Os alunos a partir da comparação entre os sólidos e as imagens das figuras planas vão identificar as principais diferenças entre elas e vão diferenciá-las, ou seja, por que uma é considerada plana e a outra espacial. Para a conclusão do conteúdo, eles também serão mediados, mais o primordial é que os alunos sejam os próprios construtores dos seus conhecimentos e que sejam capazes de depois que construído pô-los em prática.
V- AVALIAÇÃO
A avaliação será feita durante o decorrer da aula, desde à participação nos debates, ao interesse nas atividades, principalmente durante a confecção dos sólidos geométricos em grupo e depois a análise dos mesmo, além de trabalhar com noções de cooperação, trabalho em equipe e organização. Por fim para constatar que as crianças assimilaram e acomodaram o conteúdo realmente, eles farão uma atividade-avaliação.
que merda é essa eu to procurando formas planas e espaciais e aqui so tem escrito sobre uma menina idiota que ''teve sua primeira aula'' o palmas pra idiota aii!!!
ResponderExcluirpalmas,palmas..
ii!!
ResponderExcluirestou procurando figuras planas nao planificaçao idiota!!!!!!!!!!
ResponderExcluirParabéns pela sua aula. Ser professor hoje em dia é ter amor acima de tudo por aquilo que faz. Infelizmente nem todos têm essa consciência. Boa sorte.
ResponderExcluir