Esta semana foi de TOTAL agitação, os preparativos para a novena das crianças, ensaios e mais ensaios, isso tudo contagia as crianças de uma tal forma que elas estão super agitadas..
Na sexta-feira da semana passada, tia Paula me procurou para que na segunda-feira eu entrasse cedo, pois tem uma criança que está chorando para ficar na escola, e por esta criança ser apegada a mim, para que eu a ajudasse, pois ela não tem como sair da sala para atendê-la, já que precisa dar atenção às outras crianças.
Confesso que jamais presenciei cenas como aquelas.. A criança resistiu muito para ficar, gritou, chorou, me bateu, ficou falando que me odiava, que odiava a escola, que eu e tia Paula éramos duas bruxas, e por aí vai!
Depois de muita conversa ele se acalmou, então voltamos para a sala, mas na sala a situação se agravou, porque aquela criança que era ótima, obediente, inteligente, está regredindo, só fala besteiras, desobedece, grita conosco, diz que não vai fazer, se joga no chão, esperneia, e o pior algumas crianças estão o acompanhando, portanto eu e tia Paula estamos tendo que ter muito pulso firme, para lidar com esta criança que está sensível a tudo e para que esta não desvirtue seus coleguinhas de classe.
Bem.. Nesta semana eles aprenderam a letra G, fizeram a movimentação da mesma, logo após a reprodução e para finalizar escreveram algumas palavras com esta letra, que eles mesmos foram dizendo para que a professora as escrevesse. Como eles já estão iniciando com os fonemas ela vai fazendo o som dos fonemas para que eles digam qual é, para que possa escrever. Algumas crianças já estão “craques”, outras ainda precisam de um pouco mais de estímulo, para que desenvolva esta capacidade.
As palavras foram: GATO, GABRIEL, GARRAFÃO, GUGA, GIZ e GORILA.
No decorrer desta semana as crianças também fizeram algumas páginas do livro, onde eles inventaram uma história e a escreveram, desenharam um monstro, que no livro vinha dizendo as características, circularam alguns personagens de acordo com suas características, etc..
Durante toda esta semana a criança que disse acima apresentou este mesmo comportamento ao entrar na escola, e no transcorrer da tarde. Aos términos das tardes ensaiamos pelo som com a tia Lili e durante a tarde ensaiamos com as crianças na sala e certas vezes íamos até a capela para ensaiar lá também, para que as crianças aprendessem em qual local irão ficar e como deverão agir.
Devido a todo o ocorrido eu parei para pensar em quão importante a Educação Infantil é para as crianças e por isso abaixo encontrasse anexo dois textos falando desta importância..
É importante que tenhamos em mente que educação e infância são fatores essenciais no desenvolvimento da cidadania e nos estudos acadêmicos.
De acordo com Jean-Jacques Rousseau, é preciso compreender que se faz necessário pensar seriamente no significado da infância que começa com o nascimento da criança que, por sua vez, deve ser também educada a partir daí, ou seja, a educação deverá começar a partir do memento em que a criança vem ao mundo.
Assim deve ser por se tratar da necessidade de formamos o homem, antes que este possa se inserir na sociedade como cidadão.
Para se realizar um trabalho eficiente e capacitado à criança, uma boa estrutura é essencial. Isso inclui ter material suficiente para que todos consigam compartilhar e um bom espaço de criação.
Uma área ao ar livre, mesmo que com poucas árvores, vira uma grande floresta. Uma sala bem cuidada, rica em cores e com variedade de brinquedos e estímulos igualmente possibilita momentos criativos, prazerosos e produtivos.
Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.
A relação educação / infância deve ser um processo cultural, na qual a educação, por métodos, didáticas e técnicas eficazes faça com que a criança desenvolva relações intermitentes entre respeito mútuo, justiça, solidariedade, igualdade, assim como liderança e outros fatores predominantes na sociedade.
A educação infantil tem um papel fundamental na formação do indivíduo e reflete em uma melhora significativa no aprendizado da criança.
Trabalhar a democratização do ensino nos primeiros 6 anos de vida é essencial para melhorar o índice de aprendizado dos alunos, estimular desde cedo a busca pelo conhecimento e eliminar as diferenças de origem socio-econômica no desempenho de crianças de 1ª série. Não é por acaso que, na França, os professores precisam ter mestrado para trabalhar com os pequenos e são tão bem remunerados quanto os que lecionam no nível superior.
É na Esducação Infantil que os pequenos começarão a se conhecer e a conhecer o outro, a se respeitar e a respeitar o outro, e a desenvolver suas habilidades e construir conhecimento.
Webgrafia: http://educacaoinfantil.wordpress.com/2008/02/21/a-importancia-da-educacao-infantil-2/ - Modificado
http://www.webartigos.com/articles/13557/1/qual-a-importancia-da-educacao-infantil-/pagina1.html - Modificado
Dia do Professor
Há 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário