sexta-feira, 29 de maio de 2009

Trabalhando com os números

No decorrer de toda esta semana trabalhamos com os números, na segunda eles aprenderam o número 5. Tia Paula o fez com durex no chão da sala para que as crianças passassem por cima dele, para que aprendessem sua movimentação através do corpo.
Depois que todas as crianças passaram por cima de tal número, foi a hora da atividade.
Na atividade primeiramente, eles fizeram a movimentação de tal número e depois o reproduziram. Muitas crianças encontraram dificuldades para fazê-lo, mas conseguiram, com a minha mediação e de tia Paula. Logo após esta reprodução foi a hora de representarem com material concreto, a professora passava de mesa em mesa cortando pedacinhos de papel e as crianças tinham de contar até somar cinco e quando somasse tinham de avisá-la e eu passava passando cola para que eles pudesse colar seus papéis na atividade e depois pendurando as atividades no varal.
Uma outra atividade da semana foi para eles escreverem o numeral correspondente a cada grupo da atividade, os grupos eram formados pelos personagens na história do “Grande Rabanete”, de Tatiana Belinky. Outra atividade também relacionada aos números foi para as crianças contarem quantos animais haviam em cada quadradinho, e o escrevessem abaixo do quadro. Ambas atividades eles fizeram sozinhos e eu e tia Paula passamos olhando e corrigindo com eles.
“Os números estão presentes no nosso dia-a-dia, e tornaram-se tão comuns que nem pensamos mais sobre eles, mas representam muito mais do que uma forma de se medir ou quantificar o que existe ao nosso redor. Segundo Pitágoras, o Universo deve ser visto como um todo harmonioso, onde tudo emite um som ou uma vibração e obedece a uma ordem criada pelos números.” Por isso a importância de se trabalhar com os números na Escola Infantil, para que as crianças desde pequenas, já tenham uma leitura de mundo ampla e clara.
A situação daquela criança está pior do que a semana passada, a cada dia que passa ela resiste mais em ficar na escola, inventa uma nova desculpa, fica mais forte, e parece que a sua influência está afetando cada vez mais as outras crianças que a acompanham, em sua “rotina”. Ele nem me deixa mais chegar pero dele, grita incessantemente, até que eu saia ”Sai daqui sua bruxa! Eu não gosto de você! Sai.. Sai..” A única coisa que eu estou fazendo é conversar com ela, depois que se aclama e vem falar comigo, porque no fundo é uma criança boa, e por já ser acostumada a conversar comigo depois das atividades sempre me procura para tal atividade. Acredita-se que todo este fato que está ocorrendo seja para chamar a atenção, motivo para mim até então desconhecido, mas está sendo discutido entre coordenação, mãe e professora.
Durante esta semana tivemos a festa das mães, onde as crianças fizeram sua apresentação para as mamães, demonstrando o carinho à mãe nesta data tão especial, que é o dia das mães!! A música que eles cantaram, foi "Carinhoso" de Roupa Nova(anexa abaixo). Uma aluna cantou a música no microfone e as outras crianças, com suas respectivas turmas e professoras atrás, cada criança trazia, consigo uma bola com formato de corção!! Ficou muito linda a apresentação!! =)


CARINHOSO

Meu coração, não sei por que. Bate feliz quando te vê. E os meus olhos ficam sorrindo. E pelas ruas vão te seguindo. Mas mesmo assim. Foges de mim. Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso. E o muito, muito que te quero. E como é sincero o meu amor. Eu sei que tu não fugirias mais de mim. Vem, vem, vem, vem. Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus. Vem matar essa paixão que me devora o coração. E só assim então serei feliz. Bem feliz. Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso. E o muito, muito que te quero. E como é sincero o meu amor. Eu sei que tu não fugirias mais de mim. Vem, vem, vem, vem. Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus. Vem matar essa paixão que me devora o coração. E só assim então serei feliz. Bem feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário