domingo, 10 de maio de 2009

O 2° período a todo vapor, depois da páscoa! :D

Esta semana foi bem agitada!! Acredito eu que seja devido ao Domingo de páscoa, que gera nas crianças uma euforia imensa! :)
No primeiro dia de estágio foi a atividade foi classificação, onde as próprias crianças recortaram as suas figuras. Foi uma bagunça total, mas foi muito importante para eles, pois esta atividade “do cortar” ajuda no desenvolvimento da psicomotricidade fina das crianças, ajudando-as assim a terem uma maior percepção de espaço e lugar. Algumas crianças acabaram cortando metade dos bonecos, algumas perderam alguns de seus bonecos e uma criança chorou, chorou muito, porque tinha cortado sua atividade errada e a sua mãe ia ficar muito triste. O desespero da criança foi tão grande que chegou a ser um pouco cômico. Mais no todo a atividade foi bem produtiva e bem significativa. A atividade anexa é de uma criança da sala, ela classificou seus bonequinhos, assim: o primeiro grupo ~> “Não está com a língua pra fora. Porque eles não estão com fome”. O segundo grupo: “Está com a língua pra fora”.
Após a atividade o resto da tarde correu como de rotina e eles foram se acalmando até a chegada dos pais, e para esperarem os pais eles estavam brincando de massinha e eu brinquei com eles de desenhar no quadro, eu desenhava e eles adivinhavam o que eu estava desenhando.
“A classificação operatória segundo Piaget consiste em distinguir as características dos objetos e agrupá-los de acordo com essas características. É classificando os objetos que a criança estrutura o ral, formando conceitos. A classificação é um instrumento intelectual através do qual a criança organiza mentalmente o mundo que a cerca. Para classificar é necessário abstrair as propriedades que definem os objetos e estabelecer relações de semelhanças e diferente entre elas..”
No outro dia de estágio fizeram uma atividade da páscoa, onde eles escreveram: “Os símbolos da páscoa são: vela, ovo, vinho, coelho, cruz, pão, cordeiro, bíblia, Jesus, etc...”. Durante esta atividade muitas crianças se atrasaram, e eu fui a auxiliando, juntamente com tia Paula. Porque para eles que ainda estão se habituando a escrever e ainda não estão acostumados a escrever “tanto”, algumas crianças não apresentam dificuldades, acompanham a professora normalmente, só que existem algumas que são bem distraídas e se perdem da professora durante a atividade.
Depois do término da atividade eles lancharam e depois do lanche eu troquei a roupa das meninas do balé e dos meninos do judô e da natação. Quando eles já estavam mais calmos, eu contei uma história para eles e depois eles fizeram o registro da aula de Educação pelo movimento do dia anterior e a medida que iam terminando pegavam a massinha e sentavam eu seus respectivos lugares para esperar seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário