No decorrer desta última semana de aulas as crianças aprenderam a letra T, fizeram a movimentação e escrita de palavras com a letra T. Escreveram as palavras: TATU, TETO, TAÍS, TARTARUGA, TELEFONE, TUBARÃO, TOALHA, TELEVISÃO, TOMADA e TIGELA. Esta atividade tem o objetivo de representação gráfica da letra T e estimular a percepção tátil com a autilização de material concreto.Esta atividade tem o objetivo de trabalhar fonemas e o som das letras.
Durante esta semana, também ensaiamos para as parlendas que seriam apresentadas na 4ª feira, porém, foram adiadas para o dia 20 de agosto, dia do Folclore.
A parlenda que eles irão apresentar, será: "Hoje é Domingo pede cachimbo, o cachimbo é de barro bate no jarro, o jarro é de ouro, bate no touroa, o touro é valente, bate na gente, agente é fraco, cai no buraco, o buraco é funco acabou-se o mundo. "
"Parlendas são brincadeiras com palavras, que as pessoas fazem para passar o tempo e para aprender. A idéia é juntar as palavras com ritmo, e rimando, também. Todo o mundo pode inventar uma boa parlenda." [...] "Parlenda (do verbo parlar) é uma forma literária tradicional, rimada com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida. Usada, em muitas ocasiões, para brincadeiras populares. Normalmente é uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes rimada, obedecendo a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta. A finalidade é entreter a criança, ensinando-lhe algo.Em algumas vezes, é chamada de trava-línguas, quando é repetida de forma rápida ou várias vezes seguidas, provocando um problema de dicção ou paralisia da língua, que diverte os ouvintes. Assim, pede-se a alguém que repita uma parlenda, em prosa ou verso, de forma rápida - "fale bem depressa" - "diga correndo" - ou que a repita várias vezes seguidas - "repita três vezes".As parlendas não são cantadas e, sim, declamadas em forma de
texto, estabelecendo-se como base a acentuação verbal.Os portugueses denominam as parlendas cantilenas ou lengalengas. Na literatura oral é um dos entendimentos iniciais para a criança e uma das fórmulas verbais que ficam, indeléveis, na memória adulta."[...]A partir das parlendas as crianças fizeram um desenho sobre ela e depois disseram para mim e para a professora o que haviam desenhado.
Esta semana assistimos ao filme do "Ursinho Pooh" na sala de música.
Esta semana também tivemos a reprodução da Festa Junina, onde as crianças demonstraram novamente tudo o que aprenderam durante o mês de ensaios para a Festa Junina, que ocorreu no dia 19 de Junho.
Esta semana também tivemos a reprodução da Festa Junina, onde as crianças demonstraram novamente tudo o que aprenderam durante o mês de ensaios para a Festa Junina, que ocorreu no dia 19 de Junho.

No decorrer desta semana foi trabalhada a percepção com as crianças, pôde ser observado que algumas crianças não possuem atenção, por mais que estejam olhando para a professora, não fazem o que ela pede, fazem o que acham que deve ser feito. No entanto, outras conversam, conversam, levantam, dão risada e fazem tudo certo, sem nem mesmo perguntar a professora.

.jpg)

Música: "Isso é Calypso"
Esta semana eles fizeram atividades extras sobre alimentação saudável, referentes a um projeto desenvolvido em uma disciplina do 7° período de Pedagogia do ISECENSA. As crianças adoraram, primeiro ouviram uma história, depois fizeram a deles juntamente com a mediação de tia Viviane e depois partilharam o que aprenderam e o que já sabiam a respeito do assunto.


encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Asia, enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora por exemplo. Embora os balões tenham sido proíbidos em muitos lugares do Brasil, eles são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite.
Nestas duas semanas a coordenadora passou por lá para ver como a criança estava e nos ajudava, porém a criança por ter alguém de fora ali e o seu objetivo ser chamar a atenção, ela piorava cada vez mais.. 
