Várias crianças ainda encontram dificuldades em descobrir de qual fonema se trata, através do som dos mesmos, no entanto algumas crianças antes mesmo de tia Paula fazer o som dos fonemas, já dizem de qual se trata.
Hoje as crianças levaram suas pipas -meninos- e bambolês -meninas-, para brincarem na quadra, já que o projeto da turma é sobre brincadeiras. Foi muito divertido, hoje eu estava meio cansada e desanimada, mas as crianças conseguiram me animar. Foi muito legal a brincadeira na quadra, eu também brinquei bastante com os bambolês, porque as pipas eu não consegui levantar..
"Podemos situar os projetos como uma proposta de intervenção pedagógica que “dá a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagens afloram nas tentativas de se resolver situações problemáticas. Um projeto gera situações de aprendizagens ao mesmo tempo reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os educandos, ao decidirem opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o social”, formando-se como sujeitos culturais.
[...]
Todo projeto é um processo criativo para os alunos e professores, o qual permite ricas relações entre ensino e aprendizagem e, sobretudo uma concepção de aprendizagens globalizadores, que certamente não passa por superposição de atividades.
Todo projeto é um processo criativo para os alunos e professores, o qual permite ricas relações entre ensino e aprendizagem e, sobretudo uma concepção de aprendizagens globalizadores, que certamente não passa por superposição de atividades.
[...]
Segundo Alvarez (1996, p. 29):
A Pedagogia de Projetos se coloca como uma das expressões dessa concepção globalizante que permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentre de um contexto e em sua globalidade, utilizando para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência sociocultural.
De acordo com a autora (1996), o que prevalece não é a elaboração do projeto visando os conteúdos, mas sim a elaboração dos mesmos para valorizar a formação dos alunos.
Segundo a autora (1996), o trabalho com projetos permite que haja a união do trabalho com o concreto e não somente com o que pode ser considerado abstrato, que normalmente é realizado em sala de aula. Além de possibilitar que esses possam ser o inicio de um processo que visa à formação dos alunos e a sua interação com a realidade, agindo de uma forma critica, dinâmica e construtiva.
É importante ressaltar que o projeto deve respeitar a particularidade e a individualidade das características presentes em cada faixa etária.
Sobre isso, Maria Carmen S. Barbosa e Maria da Graça S. Horn (1999), enfatizam:
Uma Pedagogia de Projetos pode ser utilizada nos diferentes níveis de escolaridade, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Em cada grupo de ensino essa proposta pedagógica irá deparara com as especificidades do grupo etário, da realidade circundante, das experiências anteriores de alunos e professores.
Portanto, o projeto pode ser realizado respeitando as características de cada grupo etário e as suas necessidades. Integrando a este as experiências dos alunos e dos educadores."
A Pedagogia de Projetos se coloca como uma das expressões dessa concepção globalizante que permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentre de um contexto e em sua globalidade, utilizando para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência sociocultural.
De acordo com a autora (1996), o que prevalece não é a elaboração do projeto visando os conteúdos, mas sim a elaboração dos mesmos para valorizar a formação dos alunos.
Segundo a autora (1996), o trabalho com projetos permite que haja a união do trabalho com o concreto e não somente com o que pode ser considerado abstrato, que normalmente é realizado em sala de aula. Além de possibilitar que esses possam ser o inicio de um processo que visa à formação dos alunos e a sua interação com a realidade, agindo de uma forma critica, dinâmica e construtiva.
É importante ressaltar que o projeto deve respeitar a particularidade e a individualidade das características presentes em cada faixa etária.
Sobre isso, Maria Carmen S. Barbosa e Maria da Graça S. Horn (1999), enfatizam:
Uma Pedagogia de Projetos pode ser utilizada nos diferentes níveis de escolaridade, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Em cada grupo de ensino essa proposta pedagógica irá deparara com as especificidades do grupo etário, da realidade circundante, das experiências anteriores de alunos e professores.
Portanto, o projeto pode ser realizado respeitando as características de cada grupo etário e as suas necessidades. Integrando a este as experiências dos alunos e dos educadores."
Nenhum comentário:
Postar um comentário