quinta-feira, 9 de julho de 2009

Trabalhando com letras, fonemas e projeto..

Só estagiei um dia esta semana, por motivos de saúde. Eles aprenderam a latre J, e escreveram as palavras: JÚLIA, JUNINA, JACARÉ, JANELA, JACA, JOGO, JIBÓIA e JUJUBA, fizeram a movimentação e depois a reprodução desta letra. esta atividade Têm como objetivo a representação gráfica da letra J e estimular a percepção tátil com a utilização do material concreto.
Várias crianças ainda encontram dificuldades em descobrir de qual fonema se trata, através do som dos mesmos, no entanto algumas crianças antes mesmo de tia Paula fazer o som dos fonemas, já dizem de qual se trata.
Hoje as crianças levaram suas pipas -meninos- e bambolês -meninas-, para brincarem na quadra, já que o projeto da turma é sobre brincadeiras. Foi muito divertido, hoje eu estava meio cansada e desanimada, mas as crianças conseguiram me animar. Foi muito legal a brincadeira na quadra, eu também brinquei bastante com os bambolês, porque as pipas eu não consegui levantar..
"Podemos situar os projetos como uma proposta de intervenção pedagógica que “dá a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagens afloram nas tentativas de se resolver situações problemáticas. Um projeto gera situações de aprendizagens ao mesmo tempo reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os educandos, ao decidirem opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o social”, formando-se como sujeitos culturais.
[...]
Todo projeto é um processo criativo para os alunos e professores, o qual permite ricas relações entre ensino e aprendizagem e, sobretudo uma concepção de aprendizagens globalizadores, que certamente não passa por superposição de atividades.
[...]
Segundo Alvarez (1996, p. 29):
A Pedagogia de Projetos se coloca como uma das expressões dessa concepção globalizante que permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentre de um contexto e em sua globalidade, utilizando para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência sociocultural.
De acordo com a autora (1996), o que prevalece não é a elaboração do projeto visando os conteúdos, mas sim a elaboração dos mesmos para valorizar a formação dos alunos.
Segundo a autora (1996), o trabalho com projetos permite que haja a união do trabalho com o concreto e não somente com o que pode ser considerado abstrato, que normalmente é realizado em sala de aula. Além de possibilitar que esses possam ser o inicio de um processo que visa à formação dos alunos e a sua interação com a realidade, agindo de uma forma critica, dinâmica e construtiva.
É importante ressaltar que o projeto deve respeitar a particularidade e a individualidade das características presentes em cada faixa etária.
Sobre isso, Maria Carmen S. Barbosa e Maria da Graça S. Horn (1999), enfatizam:
Uma Pedagogia de Projetos pode ser utilizada nos diferentes níveis de escolaridade, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Em cada grupo de ensino essa proposta pedagógica irá deparara com as especificidades do grupo etário, da realidade circundante, das experiências anteriores de alunos e professores.
Portanto, o projeto pode ser realizado respeitando as características de cada grupo etário e as suas necessidades. Integrando a este as experiências dos alunos e dos educadores."

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