quarta-feira, 8 de julho de 2009

A todo vapor para a Festa Junina e a minha aula prática..

Esta semana eles fizeram atividades extras sobre alimentação saudável, referentes a um projeto desenvolvido em uma disciplina do 7° período de Pedagogia do ISECENSA. As crianças adoraram, primeiro ouviram uma história, depois fizeram a deles juntamente com a mediação de tia Viviane e depois partilharam o que aprenderam e o que já sabiam a respeito do assunto.
Depois apresentaram tudo o que aprenderam com o projeto, na sala de tia Dani, as crianças de ambas as turmas adoraram a idéia do projeto.
Após da apresentação eles pintaram, algumas frutas, a uva, a maçã, a banana e a pêra, depois que acabaram de pintar passamos a cola colorida em volta das frutas-que elas AMAM-, as crianças adoraram o projeto e, acredito eu, foi muito significativo para elas. =D
No decorrer desta semana, ensaiamos bastante para a festa junina, ensaiamos na sala, na área da escola infantil e na quadra, para que as crianças saibam como será no dia e qual local irão ocupar. Os ensaios da festa junina, são importantes para que as crianças aprendam a coreografia, expressem-se corporalmente através da dança e também para estimular a coordenação motora global das crianças. A música que as crianças irão daçar, será da banda Calypso, o nome da música é: "Isso é Calyso".
Durante semana foi a minha segunda aula, o conteúdo da mesma foi SOLOS, a aula foi no 3° ano, turma 302, da tia Dayse.
Esta aula foi feita ao ar livre, perto do jardim da clausura, para possibilitar aos alunos uma melhor compreensão do conteúdo, os dividi em 5 grupos, onde cada um iria pôde observar, analisar, como quiz o solo que o seu grupo recebeu. Sendo assim, após analisarem eles me disseram o que haviam observado em seus recipientes, o que encontraram este foi um momento muito importante na aula, onde as crianças começaram a formular seus conceitos, sobre a composição dos diferentes tipos de solo, descobrindo assim suas semelhanças e diferenças. No decorrer desta partilha da observação, os fui mediando, endagando, para que ficassem mais curiosos e com mais vontade de compartilhar o que haviam descoberto.
Após esta momento de compartilharem as experiências foi a minha vez de falar, após eles terem de dado as característicasdos tipos de solo apresentados, eu os conceituei formalmente, baseado em tudo aquilo que eles haviam descoberto, e foi muito gratificante pois dava para ver a reação de felicidade no semblante das crianças, ao saberem que o que elas haviam dito estava realmente certo.
Um fato que me chamou muita a atenção foi o fascínio deles ao descobrirem que o solo contém água e ar. Quando fiz a experiência de despejar um pouco da amostra de cada solos -separadamente- na água, eles ficaram ainda mais curiosos. Pois como existe ar no solo, ao derramá-lo na água são formadas bolhas -que sobem- que provam esta presença do ar entre as partículas de solo e a água pode ser percebida atravéz da umidez do solo.

Um comentário:

  1. Tatiana parabéns pelo seu blog! VocÊ JÁ É uma EDUCADORA dedicada,responsável e muito atenciosa com as crianças.
    Pelo relato da sua aula prática, deu pra saber que ela foi muito boa,e que as crianças adoraram.
    Beijos, continue assim!

    ResponderExcluir