Estas atividades são importantes para que as crianças desenvolvam conceitos certos de cor, tamanho, contagem, sequência, som, espessura, etc. São atividades realizadas para desenvolver conceitos e processos mentais, facilitadores da aprendizagem infantil.
Ainda estamos no clima da Festa Junina, uma das atividades foi para que contassem as bandeirinhas e escrevessem o número ao lado e depois as pitaram, os números eram de 1 à 6, como eles já estudaram. Nesta atividade as crianças não encontraram muita dificuldade na parte de percepção, mas sim nos números, algumas crianças ainda estão espelhando alguns números, os fazendo de invertidos ou de cabeça para baixo.
A outra atividade foi para que eles pintassem o que estava sendo pedido, era para pintarem 3 balões vermelhos, 2 amarelos e 1 azul e por fim fazerem os respectivos números, trabalhando assim com a noção de quantidade e o registro dos números. Nesta atividade muitas crianças pintaram mais bolas do que deviam, de cor errada, por isso foi preciso de que eu e tia Paula prestássemos muito mais atenção na ação de todas as crianças da turma individualmente.
Foi feita também uma atividade que eu pessoalmente achei muito, muito interessante, que foi para as crianças reconhecerem o som das letras V, F, B, G e C e depois decobrirem quais dos objetos que continham na folha iniciavam com essas letras e os pintarem, eram dois correspondentes a cada letra.
A última atividade da semana veio finalizar a "semana da percepção", esta atividade também exigiu muita atenção minha e de tia Paula, pois algumas crianças pintaram errado em algumas partes. A atividade pedia para que eles pintassem a saia mais curta, a calça mais curta, o pincel mais fino e o lápis mais grosso.
Em psicologia, a percepção diz respeito ao processo através do qual os objetos, pessoas, situações ou acontecimentos reais se tornam conscientes. É através da percepção que o ser humano conhece o mundo à sua volta de forma total e complexa. A percepção distingue-se da memória, porque diz respeito a acontecimentos presentes e também é diferente da inteligência e pensamento na medida em que se refere a situações concretas. A percepção é mais um conceito em psicologia que possui diferentes considerações, a depender da abordagem teórica. Ela pode ser entendida como produto de vários elementos sensitivos ligados a experiências que o indivíduo tem anteriormente, pode ser entendida de maneira bem global, sendo irredutível às sensações, ou pode ter características tão amplas que se confunde com qualquer processo cognoscitivo. Para que o objeto possa ser percebido, ele deve se destacar do mundo fenomenológico, possuindo uma estrutura interna maior do que os outros objetos que o cercam para que se constitua uma “boa figura”, caracterizando o resto como “fundo” sobre o qual ele se destaca. A “figura” e o “fundo” podem sofrer modificações, dependendo de diversos fatores relacionados com a percepção. A estimulação é fundamental na definição do que constitui a “figura” e no que constitui o “fundo”. Muitas vezes a passagem de “figura” para “fundo” e vice-versa acontece por causa da saturação produzida pelo sistema nervoso quando a estimulação torna-se excessiva. A atitude de um indivíduo, a movimentação do objeto, movimentação da cabeça, interposição dos objetos, tamanho relativo, perspectiva linear e o jogo de luzes e sombras também são alguns dos fatores que determinam o que se define como “figura” e o que se caracteriza como “fundo”. A percepção depende de uma série de fatores precisos, mesmo quando se trata da percepção de um movimento ilusório ou da movimentação de outro objeto que não o que realmente se move.
Esta semana fomos à sala de música e assistimos ao filme do Shrek, cantamos bastante no tapete, brincamos, rimos, nos divertimos e conversamos bastante sobre à Festa Junina. =D
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