quinta-feira, 9 de julho de 2009

Estão chegando as férias...

No decorrer desta última semana de aulas as crianças aprenderam a letra T, fizeram a movimentação e escrita de palavras com a letra T. Escreveram as palavras: TATU, TETO, TAÍS, TARTARUGA, TELEFONE, TUBARÃO, TOALHA, TELEVISÃO, TOMADA e TIGELA. Esta atividade tem o objetivo de representação gráfica da letra T e estimular a percepção tátil com a autilização de material concreto.
Esta atividade tem o objetivo de trabalhar fonemas e o som das letras.
Durante esta semana, também ensaiamos para as parlendas que seriam apresentadas na 4ª feira, porém, foram adiadas para o dia 20 de agosto, dia do Folclore.
A parlenda que eles irão apresentar, será: "Hoje é Domingo pede cachimbo, o cachimbo é de barro bate no jarro, o jarro é de ouro, bate no touroa, o touro é valente, bate na gente, agente é fraco, cai no buraco, o buraco é funco acabou-se o mundo. "
"Parlendas são brincadeiras com palavras, que as pessoas fazem para passar o tempo e para aprender. A idéia é juntar as palavras com ritmo, e rimando, também. Todo o mundo pode inventar uma boa parlenda." [...] "Parlenda (do verbo parlar) é uma forma literária tradicional, rimada com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida. Usada, em muitas ocasiões, para brincadeiras populares. Normalmente é uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes rimada, obedecendo a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta. A finalidade é entreter a criança, ensinando-lhe algo.Em algumas vezes, é chamada de trava-línguas, quando é repetida de forma rápida ou várias vezes seguidas, provocando um problema de dicção ou paralisia da língua, que diverte os ouvintes. Assim, pede-se a alguém que repita uma parlenda, em prosa ou verso, de forma rápida - "fale bem depressa" - "diga correndo" - ou que a repita várias vezes seguidas - "repita três vezes".As parlendas não são cantadas e, sim, declamadas em forma de texto, estabelecendo-se como base a acentuação verbal.Os portugueses denominam as parlendas cantilenas ou lengalengas. Na literatura oral é um dos entendimentos iniciais para a criança e uma das fórmulas verbais que ficam, indeléveis, na memória adulta."[...]
A partir das parlendas as crianças fizeram um desenho sobre ela e depois disseram para mim e para a professora o que haviam desenhado.
Esta semana assistimos ao filme do "Ursinho Pooh" na sala de música.Esta semana também tivemos a reprodução da Festa Junina, onde as crianças demonstraram novamente tudo o que aprenderam durante o mês de ensaios para a Festa Junina, que ocorreu no dia 19 de Junho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário