domingo, 4 de outubro de 2009

Ensino religioso na Educação Infantil

Durante esta semana continuamos na aprendizagem do número 7, porém desta vez através da confecção de tal número com barbante, o que além de trabalhar com noções numéricas, trabalha com a psicom otricidade fina das crianças. Depois que elas fizeram a movimentação do numeral com o barbante elas o reproduziram. E disseram a mesma frase, que este número é fácil demais!!! =D
A educação psicomotora é a ação educativa baseada e fundamentada no movimento natural consciente e espontâneo com a finalidade de normalizar, completar ou aperfeiçoar a conduta global da criança. A psicomotricidade fina das crianças é trabalhada quando se trabalha com as extremidades dos segmentos. Portanto a psicomotricidade é a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção. Favorece ainda a criança numa relação consigo mesma, com o outro e com o mundo que a cerca, possibilitando-a um melhor conhecimento do seu corpo e de suas possibilidades. – Adaptado
A outra atividade do dia foi para eles desenharem e pintarem o que estava sendo pedido. Eles encontraram muita dificuldade nesta atividade, já que não tem atenção, e ia pintando tudo, sem ouvir o que tia Paula estava lendo, que estava sendo pedido na atividade. Por exemplo, estava sendo pedido para pintar quantas crianças e quantos brinquedos, desenhar 2 borboletas voando, 5 frutas na árvore e 1 animal perto da menina. Eles desenhavam fora do local que estava sendo pedido, mais de 5 frutas...
Esta semana também estagiei na sexta-feira, e é o dia que tem aula de religião. O tema da aula o dia foi Jesus ama todas as crianças e Jesus nos ensina a amar e a viver em paz. Tia Paula leu e refletiu com eles, depois eles fizeram 2 páginas do livro onde eles tinham que ligar a menina às boas ações e circular as cenas de atitudes de carinho e amizade.
O ensino religioso na educação infantil é de suma importância, já que esta é a primeira etapa do desenvolvimento escolar da criança e sendo nela que toda a base de formação acontece, independente da área do conhecimento a que nos referimos, não é possível deixar de atentar para a importância de uma formação com qualidade para o Ensino Religioso entre estes educandos.
Partindo do pressuposto de que a Educação Infantil é base de toda a formação, onde se sabe que a criança necessita ser estimulada de forma integral.
Até os seis anos de idade é o período no qual mais se desenvolvem as
habilidades e competências, e o que vem depois disso é apenas reflexo e maturação do que foi construído.
Na Educação Infantil acontecem as primeiras relações sociais da criança, que
oportunizarão com que ela perceba os espaços sociais aos quais pertence e outros aos quais poderá estar participando eventualmente, interagindo e aprendendo assim o respeito ao outro e as diferenças.
Este aprendizado dar-se-á de dentro para fora, ou seja, primeiro a criança tende a acreditar que tudo que está ao seu redor lhe pertence – fase do egocentrismo – depois destes primeiros contatos, onde o outro também aprende a respeitá-la, é que compreenderá o seu espaço, o espaço social e a necessidade de interagir para que o mesmo ocorra em relação a ela. É fundamental que nesta fase seja oportunizado o primeiro contato com o universo religioso, tendo como base o saber de si para que a criança consiga reconhecer as diferenças do contexto social que a cerca, pois por meio deste processo é que ela conseguirá crescer em seu aspecto social e cognitivo, sem carga de preconceito.
O Ensino Religioso na Educação Infantil acontece principalmente nas escolas
confessionais, e por não ser obrigatório na LDB e nos Referenciais Curriculares de Educação, ainda encontra-se muito relacionado ao carisma de cada instituição de ensino. – Adaptado
Por fim tia Paula lhes contou a história do “Soldadinho de Chumbo” do livro ALET, e depois eles fizeram à atividade que pedia para que eles circulassem os personagens que não pertenciam à história. =)
O Soldadinho de Chumbo é um conto de fadas escrito por Hans Christian Andersen e publicado pela primeira vez em 1838. Conta a história de um boneco que tem apenas uma perna e que se apaixona por uma bailarina que também é uma boneca. Foi o primeiro conto escrito totalmente pelo autor e não tem um final feliz.


Fonte: - http://www.gper.com.br/documentos/er_educacao_infantil.pdf - adaptado
- http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/psicomotricidade - adaptado
- http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Soldadinho_de_Chumbo

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