Quando cheguei na segunda-feira foi muito engraçado, as crianças vieram correndo me abraçar e tia Paula disse: “Olha.. Tia Tatiana voltou! Palmas para ela!!” =DD
Algumas crianças disseram que estavam com saudade, já que na semana passada estive afastada por problemas de saúde.
Durante esta semana eles aprenderam as letras T e Q, em dias diferentes, eles fizeram a movimentação dos mesmo com cola colorida e escreveram as palavras: TATU, TÚNEL, TUBARÃO, TREM, TUCANO, TELEFONE, TARDE e TETO, com a letra T e as palavras: QUEIJO, QUIABO, QUILO, QUERIDA, QUALIDADE, QUEIMADO, QUANDO e QUANTO, com a letra Q. Eles gostam muito deste tipo de atividade, principalmente da parte da cola colorida.
Neste segundo semestre a turma 22, juntamente com outras turmas da Escola Infantil irão trabalhar com o Projeto sobre Alimentação Saudável com o objetivo de conscientizar as crianças quanto à necessidade de termos uma boa alimentação para se manterem saudáveis, reforçando, assim, hábitos saudáveis nas crianças. Durante esse período, serão realizadas atividades diversificadas como: pesquisas, entrevistas, tarde de sucos, confecção de salada de frutas e deliciosos lanches saudáveis...
Esta semana eles fizeram uma atividade do projeto, elencando o que será realizado no decorrer do projeto. Tais como: Entrevista com nutricionista, histórias, visita ao Hortifruttti, músicas, tarde de sucos, salada de frutas e vídeos. Depois de terem escrito, foi a vez de desenharem alimentos saudáveis. Segundo Piaget (1973), “o desenho não só enriquece experiências e desenvolve a expressão criadora como proporciona melhores condições para a aprendizagem da leitura e escrita”. =]
À tarde de sucos foi realizada nesta quarta feira, as crianças gostaram muito, tinham sucos de diversas frutas, as crianças de deliciaram e se divertiram muito. A confecção da salada de frutas será realizada na sexta-feira, tia Paula estava combinando com eles, qual criança levaria qual fruta, depois da tarde dos sucos.
“Reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. Essa é a principal proposta do educador espanhol Fernando Hernández. Ele se baseia nas idéias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.
Hernández põe em xeque a forma atual de ensinar. ‘Comecei a me questionar em 1982, quando uma colega me apresentou a um grupo de docentes", lembra. "Eles não sabiam se os alunos estavam de fato aprendendo. Trabalhei durante cinco anos com os colegas e, para responder a essa inquietação, descobrimos que o melhor jeito é organizar o currículo por projetos didáticos.’
O modelo propõe que o docente abandone o papel de "transmissor de conteúdos" para se transformar num pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo a sujeito do processo.
É importante entender que não há um método a seguir, mas uma série de condições a respeitar. O primeiro passo é determinar um assunto — a escolha pode ser feita partindo de uma sugestão do mestre ou da garotada. ‘Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto’, diz Hernández.
Cabe ao educador saber aonde quer chegar. ‘Estabelecer um objetivo e exigir que as metas sejam cumpridas, esse é o nosso papel’, afirma Josca Ailine Baroukh, assistente de coordenação da assessoria pedagógica da Escola Vera Cruz, em São Paulo.
Por isso, Hernández alerta que não basta o tema ser ‘do gosto’ dos alunos. Se não despertar a curiosidade por novos conhecimentos, nada feito. ‘Se fosse esse o caso, ligaríamos a televisão num canal de desenhos animado’, explica. Por isso, uma etapa importante é a de levantamento de dúvidas e definição de objetivos de aprendizagem. O projeto avança à medida que as perguntas são respondidas e o ideal é fazer anotações para comparar erros e acertos — isso vale para alunos e professores porque facilita a tomada de decisões. Todo o trabalho deve estar alicerçado nos conteúdos pré-definidos pela escola e pode (ou não) ser interdisciplinar. Antes, defina os problemas a resolver. Depois, escolha a(s) disciplina(s). Nunca o inverso.
A conclusão pode ser uma exposição, um relatório ou qualquer outra forma de expressão. Para Cristina Cabral, supervisora escolar da rede pública, a proposta é excelente, mas é preciso tomar cuidado porque nada acontece por acaso. ‘O tratamento didático é essencial ao longo do processo’, destaca.
É importante ainda frisar que há muitas maneiras de garantir a aprendizagem. Os projetos são apenas uma delas. ‘É bom e é necessário que os estudantes tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e individualmente, ou seja, estudem em diferentes situações’, explica Hernández.
Vera Grellet, psicóloga e coordenadora de projetos da Redeensinar, concorda. ‘O currículo tradicional afasta as crianças do mundo real. A proposta dele promove essa aproximação, com excelentes resultados.’
Para Hernandez a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem, porém todo projeto precisa estar relacionado aos conteúdos para não perder o taco. Além disso é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão dos trabalhos.”
Tia Paula realizou uma atividade bem diferente com eles esta semana, um ditado com 10 fonemas. Os fonemas eram: -CO, -SI, -FA, -RA, -TO, -GA, -BI, -VE, -MA e –DO. Muitas crianças encontraram dificuldades, pois estão com dificuldade de identificar os fonemas pelo som, teve uma criança que estava colando dos amigos, ia até a carteira do amigo olhava e voltava correndo para escrever! Foi muito engraçado, porém tivemos que chamar a atenção, pois isso não é correto, cada um tem que fazer o seu. =)
Fonte: - http://www.centrorefeducacional.com. br/fehernan.htm
Algumas crianças disseram que estavam com saudade, já que na semana passada estive afastada por problemas de saúde.
Durante esta semana eles aprenderam as letras T e Q, em dias diferentes, eles fizeram a movimentação dos mesmo com cola colorida e escreveram as palavras: TATU, TÚNEL, TUBARÃO, TREM, TUCANO, TELEFONE, TARDE e TETO, com a letra T e as palavras: QUEIJO, QUIABO, QUILO, QUERIDA, QUALIDADE, QUEIMADO, QUANDO e QUANTO, com a letra Q. Eles gostam muito deste tipo de atividade, principalmente da parte da cola colorida.
Neste segundo semestre a turma 22, juntamente com outras turmas da Escola Infantil irão trabalhar com o Projeto sobre Alimentação Saudável com o objetivo de conscientizar as crianças quanto à necessidade de termos uma boa alimentação para se manterem saudáveis, reforçando, assim, hábitos saudáveis nas crianças. Durante esse período, serão realizadas atividades diversificadas como: pesquisas, entrevistas, tarde de sucos, confecção de salada de frutas e deliciosos lanches saudáveis...
Esta semana eles fizeram uma atividade do projeto, elencando o que será realizado no decorrer do projeto. Tais como: Entrevista com nutricionista, histórias, visita ao Hortifruttti, músicas, tarde de sucos, salada de frutas e vídeos. Depois de terem escrito, foi a vez de desenharem alimentos saudáveis. Segundo Piaget (1973), “o desenho não só enriquece experiências e desenvolve a expressão criadora como proporciona melhores condições para a aprendizagem da leitura e escrita”. =]
À tarde de sucos foi realizada nesta quarta feira, as crianças gostaram muito, tinham sucos de diversas frutas, as crianças de deliciaram e se divertiram muito. A confecção da salada de frutas será realizada na sexta-feira, tia Paula estava combinando com eles, qual criança levaria qual fruta, depois da tarde dos sucos.
“Reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. Essa é a principal proposta do educador espanhol Fernando Hernández. Ele se baseia nas idéias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.
Hernández põe em xeque a forma atual de ensinar. ‘Comecei a me questionar em 1982, quando uma colega me apresentou a um grupo de docentes", lembra. "Eles não sabiam se os alunos estavam de fato aprendendo. Trabalhei durante cinco anos com os colegas e, para responder a essa inquietação, descobrimos que o melhor jeito é organizar o currículo por projetos didáticos.’
O modelo propõe que o docente abandone o papel de "transmissor de conteúdos" para se transformar num pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo a sujeito do processo.
É importante entender que não há um método a seguir, mas uma série de condições a respeitar. O primeiro passo é determinar um assunto — a escolha pode ser feita partindo de uma sugestão do mestre ou da garotada. ‘Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto’, diz Hernández.
Cabe ao educador saber aonde quer chegar. ‘Estabelecer um objetivo e exigir que as metas sejam cumpridas, esse é o nosso papel’, afirma Josca Ailine Baroukh, assistente de coordenação da assessoria pedagógica da Escola Vera Cruz, em São Paulo.
Por isso, Hernández alerta que não basta o tema ser ‘do gosto’ dos alunos. Se não despertar a curiosidade por novos conhecimentos, nada feito. ‘Se fosse esse o caso, ligaríamos a televisão num canal de desenhos animado’, explica. Por isso, uma etapa importante é a de levantamento de dúvidas e definição de objetivos de aprendizagem. O projeto avança à medida que as perguntas são respondidas e o ideal é fazer anotações para comparar erros e acertos — isso vale para alunos e professores porque facilita a tomada de decisões. Todo o trabalho deve estar alicerçado nos conteúdos pré-definidos pela escola e pode (ou não) ser interdisciplinar. Antes, defina os problemas a resolver. Depois, escolha a(s) disciplina(s). Nunca o inverso.
A conclusão pode ser uma exposição, um relatório ou qualquer outra forma de expressão. Para Cristina Cabral, supervisora escolar da rede pública, a proposta é excelente, mas é preciso tomar cuidado porque nada acontece por acaso. ‘O tratamento didático é essencial ao longo do processo’, destaca.
É importante ainda frisar que há muitas maneiras de garantir a aprendizagem. Os projetos são apenas uma delas. ‘É bom e é necessário que os estudantes tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e individualmente, ou seja, estudem em diferentes situações’, explica Hernández.
Vera Grellet, psicóloga e coordenadora de projetos da Redeensinar, concorda. ‘O currículo tradicional afasta as crianças do mundo real. A proposta dele promove essa aproximação, com excelentes resultados.’
Para Hernandez a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem, porém todo projeto precisa estar relacionado aos conteúdos para não perder o taco. Além disso é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão dos trabalhos.”
Tia Paula realizou uma atividade bem diferente com eles esta semana, um ditado com 10 fonemas. Os fonemas eram: -CO, -SI, -FA, -RA, -TO, -GA, -BI, -VE, -MA e –DO. Muitas crianças encontraram dificuldades, pois estão com dificuldade de identificar os fonemas pelo som, teve uma criança que estava colando dos amigos, ia até a carteira do amigo olhava e voltava correndo para escrever! Foi muito engraçado, porém tivemos que chamar a atenção, pois isso não é correto, cada um tem que fazer o seu. =)
Fonte: - http://www.centrorefeducacional.com. br/fehernan.htm
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