sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Escolha ser o melhor que puder

A vida é feita de escolhas, fazemos escolhas o tempo todo, muitas vezes, até sem perceber. Fazer uma escolha pode ser simples como decidir se vai para a direita ou para a esquerda, se vai usar hoje o jeans preto ou azul, porém, existem escolhas bem mais complexas como desistir ou insistir em recuperar seu grande amor; se vai ser analista ou professora...
Sempre fui uma aluna muito dedicada, quase nunca faltava e fazia os deveres de casa com muito capricho. Devo a essa dedicação aos estudos ao incentivo de minha mãe, que sempre valorizou a educação formal.
Lembro-me que ao terminar o ensino fundamental fiz a minha primeira escolha profissional, grande parte de minhas amigas escolheram fazer o ensino médio regular, mas eu não, preferi fazer o magistério, aos quatorze anos se seria ou não uma professora era uma grande dúvida. Não porque não gostasse de meus professores, pelo contrário, sempre contei com excelentes mestres.
Ao iniciar o curso começaram os estágios e logo me apaixonei, confesso que eram muito cansativos, mas ao mesmo tempo, muito proveitosos. Quando me dei conta, por mais inacreditável que aos meus olhos parecessem, estava a frente de uma sala de aula –as aulas práticas- já no término do meu curso. Neste momento me descobri professora, me apaixonei ainda mais pela arte de ensinar e principalmente de aprender.
As escolhas também podem ser reversíveis. De certa forma não escolhi ser professora, posso dizer que aconteceu, não por acaso, mas pelo destino apaixonei-me pela arte de ensinar. E agora ao preparar minhas aulas sempre me remeto a trajetória não só do curso e, lembro-me de como os mestres que passaram por mim ensinavam, tento aproveitar o máximo da vivência que tive com cada um deles.
Olhar cada aluno como único e insubstituível, perceber suas dificuldades e aptidões, respeitar a história de vida de cada um deles, tendo um olhar vivo, que olha de frente, que acredita acima de tudo que todos são capazes. É necessário esquecer as vezes o conteúdo a cumprir e enxergar a tristeza no olhar de quem está passando por um momento difícil e precisa de um abraço amigo, isso sim, é ser uma boa professora.


Precisamos ser éticas, compromissadas e responsáveis, não podemos jamais esquecer que lidamos com pessoas que desejam, sofrem, precisam e sonham.


Adaptado por Tatiana Ribeiro Gomes Coutinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário