No decorrer desta semana a turma 22 ficou tomada de saberes acerca do projeto, cujo tem é alimentação saudável, na segunda-feira teve palestra com duas mães nutricionistas e depois fizeram o registro desta entrevista. Infelizmente não estava presente durante a palestra, só pude presenciar o término do registro da entrevista, já que estava no ensaio para o Festival de Poesias, que ocorrerá na semana que vem. Por isso uma outra estagiária me substituiu e ajudou a tia Paula.
Na palestra com as nutricionistas Inês Paes e Viviane Lessa, aprendemos dicas de como realizar uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: comendo frutas e verduras pelo menos duas vezes por dia, que o prato da refeição tem que ser colorido, com pelo menos duas cores, devemos tomar sucos todos os dias, nas refeições e intervalos, devemos levar sempre para a escola lanches saudáveis. Ex: Suco de frutas, salada de frutas, bolo de laranja, bolo de cenoura, entre outros, tomar bastante água durante o dia, mastigar bem os alimentos e escovar bem os dentes após as refeições.
As crianças adoraram a palestra e participaram bastante no momento das perguntas, do teatro, da história e do filme que foi projetado. É muito bom desenvolver nas crianças desde cedo o hábito de comer alimentos saudáveis! As crianças estão aprendendo tudo isso de uma forma alegre e divertida! =)
Em uma outra atividade fizeram à movimentação e a reprodução de palavras com a letra X, além de escreverem palavras iniciadas com esta letra. A movimentação é importante para o desenvolvimento da psicomotricidade fina das crianças. Que também é desenvolvida por meio de atividade manuais como por exemplo, brincar de massinha, colocar “continhas” no barbante, dentre tantas outras atividades manuais.
Após o término desta atividade com a letra X, eles fizeram uma outra atividade, também com a letra X. Tal atividade era com o intuito de eles completarem as lacunas com os fonemas correspondentes, sendo que eram sempre iniciados com X, já que a letra que trabalhamos esta semana foi esta. Por exemplo: XADREZ, XÍCARA, XAMPU, XAROPE, XERIFE, XUXA, XERETA, etc.
Esta semana estagiei na terça-feira, dia de aula de Educação pelo Movimento, na qual as crianças fizeram uma atividade que tinham de pular dentro dos bamboles de diferentes maneiras e ao término tinham de fazer uma cambalhota. Neste dia estagiei até o término da tarde com tia Cristina, sendo assim auxiliei-a nesta mesma atividade com todas as turmas do dia. No entanto quando retornei a sala, as crianças estavam fazendo registro da aula de educação pelo movimento. =D
“Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES: engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), subir/ descer entre outras.Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação entre cognição e corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.”
Durante esta semana eles fizeram uma outra reescrita da história “Cachinhos de Ouro”, porém desta vez eles copiaram do quadro com tia Paula e depois desenharam sobre a história. Algumas crianças ainda estão com preguiça de copiar do quadro e necssitam de mediação para tal.
Fonte: http://educacaopelomovimento.blogspot.com/
Na palestra com as nutricionistas Inês Paes e Viviane Lessa, aprendemos dicas de como realizar uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: comendo frutas e verduras pelo menos duas vezes por dia, que o prato da refeição tem que ser colorido, com pelo menos duas cores, devemos tomar sucos todos os dias, nas refeições e intervalos, devemos levar sempre para a escola lanches saudáveis. Ex: Suco de frutas, salada de frutas, bolo de laranja, bolo de cenoura, entre outros, tomar bastante água durante o dia, mastigar bem os alimentos e escovar bem os dentes após as refeições.
As crianças adoraram a palestra e participaram bastante no momento das perguntas, do teatro, da história e do filme que foi projetado. É muito bom desenvolver nas crianças desde cedo o hábito de comer alimentos saudáveis! As crianças estão aprendendo tudo isso de uma forma alegre e divertida! =)
Em uma outra atividade fizeram à movimentação e a reprodução de palavras com a letra X, além de escreverem palavras iniciadas com esta letra. A movimentação é importante para o desenvolvimento da psicomotricidade fina das crianças. Que também é desenvolvida por meio de atividade manuais como por exemplo, brincar de massinha, colocar “continhas” no barbante, dentre tantas outras atividades manuais.
Após o término desta atividade com a letra X, eles fizeram uma outra atividade, também com a letra X. Tal atividade era com o intuito de eles completarem as lacunas com os fonemas correspondentes, sendo que eram sempre iniciados com X, já que a letra que trabalhamos esta semana foi esta. Por exemplo: XADREZ, XÍCARA, XAMPU, XAROPE, XERIFE, XUXA, XERETA, etc.
Esta semana estagiei na terça-feira, dia de aula de Educação pelo Movimento, na qual as crianças fizeram uma atividade que tinham de pular dentro dos bamboles de diferentes maneiras e ao término tinham de fazer uma cambalhota. Neste dia estagiei até o término da tarde com tia Cristina, sendo assim auxiliei-a nesta mesma atividade com todas as turmas do dia. No entanto quando retornei a sala, as crianças estavam fazendo registro da aula de educação pelo movimento. =D
“Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES: engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), subir/ descer entre outras.Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação entre cognição e corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.”
Durante esta semana eles fizeram uma outra reescrita da história “Cachinhos de Ouro”, porém desta vez eles copiaram do quadro com tia Paula e depois desenharam sobre a história. Algumas crianças ainda estão com preguiça de copiar do quadro e necssitam de mediação para tal.
Fonte: http://educacaopelomovimento.blogspot.com/
Tati, nosso projeto tá lindo demais... E des do inicio do ano até agora, na reta final, posso perceber o desenvolvimento de cada criança em relação a escrita e até mesmo a copia do quadro...
ResponderExcluirA letra deles estão cada dia mais lindas e eu espero de coração que eles se tornem um dia pessoas maravilhosas (e humildes), como nós... ehehehhehe! =]
Seu blog está lindo e recheado de dias significativos que passamos ao lado das nossas crianças mais lindas ainda..
beijos, fica com Deus!
Marcella - 211