terça-feira, 27 de outubro de 2009

Reescrita da “Cachinhos de Ouro”

Esta semana eles ficaram envoltos com a reescrita da história do livro que iniciamos neste segundo semestre que trabalha ao mesmo tempo temas como a amizade, a família, o medo, a ética, além de noções de grandeza, no que se refere ao tamanho dos ursos e dos objetos.
O tema central da referida história, é: Cachinhos de ouro é uma menina muito lourinha que, andando pela floresta, viu uma casinha linda e resolveu entrar. De quem será essa casinha tão linda?
Curiosidades acerca do história em destaque: “Cachinhos dourados e os Três Ursos” é uma história muito popular no mundo inteiro, teve sua origem no folclore europeu. Sua primeira versão publicada, ocorreu em 1837 pelo poeta Robert Southey em seu livro “ Os Doutores”. Nesta, os três ursos têm a casa invadida por uma senhora, e não por Cachinhos Dourados. Desde então, a história ganhou inúmeras versões, sendo as mais conhecidas, as protagonizadas por uma menina de cachinhos dourados.
Na atividade anexa a criança reescreveu a história, de forma “maravilhosa” pois ela já consegue transpor o som dos fonemas para o papel sozinha, claro que não tão corretamente, mas brilhantemente. =D
A criança escreveu: “ERA HMAVES CAXIOS DE OURO AMAI SEPRIPATEAVA O CABLO DA FILHA ACAXIOS DE OUROFOI RASSIA PALA FLORESTA AI A CAXIOS DE OURO ECOTROU UMACASA ESACASA ERA DO SURSIOS ACXIOS DE OUR ECOTRO O MIGAO NIMESA ECMEO O MIGAO DO URSIO NENEI ACAXIOS DEOUROS FOILAISIMA IEOTROR”
Percebe-se nitidamente que a escrita não condiz com o padrão da língua portuguesa. Claro! Esta é uma criança que está aprendendo a escrever, para quem conhece a história sabe que esta criança a escreveu “perfeitamente”. Podemos perceber a fusão de palavras que em sua concepção são fundidas, porém a maior parte das palavras que compõem seu texto pode-se dizer que estão escritas “corretamente”. Corretamente para ela que ainda está criando seus conceitos de linguagem escrita, relacionando-a a sua linguagem oral, tanto que pode-se perceber a presença de “aí” que é um vício de linguagem muito grande. A grande maioria das crianças quando nos dizem o que escreveram em suas reescritas falam um frase e como um elemento de coesão entre a última e a que vem utilizam o termo “aí”.
Além desta atividade acima que foi realizada durante dois dias diferentes, já que eles produziram seus próprios textos e no outro dia nós escrevemos o que eles nos contavam que haviam escrito no dia anterior, eles fizeram uma atividade de classificação, dos ursos. Esta atividade foi realizada no segundo dia enquanto eu ia fazendo a reescrita com os alunos tia Paula e a outra tia estagiária iam fazendo com eles a classificação.
Ah! Outro ponto relevante da semana foram os nomes completos, que agora grande parte da turma já consegue fazer seus respectivos nomes sozinhos. Existem aquelas poucas crianças que ainda apresentam certa dificuldade, mas mesma assim é pouca e também estas últimas são aquelas que possuem nomes extensos e complicador por demais.

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