terça-feira, 27 de outubro de 2009

Semana da criança

Comemorar a semana da criança sempre é muito divertido! Na escola, então, tem um gostinho especial...
Esta semana foi de muita festa e alegria na escola infantil. Os alunos participaram de uma série de atividades lúdicas e culturais.Para animar a semana, os alunos participaram de oficinas apresentadas pelas “tias” estagiárias, do passeio à fazenda Delícia, com direito a pipoca, refrigerante, picolé, além de muita diversão!!Essas atividades retratam a cara jovial, divertida, descontraída e principalmente comprometida que tem o CENSA, pois se preocupa com os detalhes e acredita que investir e valorizar as crianças é construir um futuro de amor, paz e solidariedade… “Porque criança da Escola Infantil é criança FELIZ!!”
Enquanto nos dirigíamos à fazenda Delícia, tia Lili foi cantarolando com as crianças diversos tipos de música. Já no retorno, além de cantar, contou uma história, que tinha como personagens algumas crianças. A história junto com o cansaço da tarde agitada resultou em crianças bastante “dorminhocas”! =)
Na fazenda “Delícia”, as crianças brincaram e se divertiram bastante, nos brinquedos diversos brinquedos que haviam lá. Para a segurança dos alunos, cada turma teve um horário diferente para se divertir nos brinquedos. Além disso, uma equipe de monitores, professores e estagiárias acompanhava-os constantemente.
A “Semana da Criança” promovida pelo Colégio é importante para a valorização da infância, elaboram-se atividades lúdicas para promover o aprendizado e o acesso à diversidade cultural e social, manifestada nas artes e no brincar.
A principal função do educador é utilizar a brincadeira como ferramenta pedagógica, para o desenvolvimento infantil. A maioria dos pensadores e educadores que trabalham com este tema ressalta a importância da brincadeira no processo de aprendizagem e socialização. Infelizmente, tenho observado que a brincadeira não faz parte do projeto pedagógico da escola e da ação do professor. Este princípio me levou a mergulhar nesta temática para melhor compreende-la e descobrir como a brincadeira pode ajudar o professor em seu fazer pedagógico e a criança em seu processo de aprendizagem.
Piaget (1976) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Ele afirma: "O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil". (Piaget 1976, p.160).
Wallon fez inúmeros comentários onde evidenciava o caráter emocional em que os jogos se desenvolvem, e seus aspectos relativos à socialização. Referindo-se a faixa etária dos sete anos, Wallon (1979) demonstra seu interesse pelas relações sociais infantis nos momentos de jogo: "A criança concebe o grupo em função das tarefas que o grupo pode realizar, dos jogos a que pode entregar-se com seus camaradas de grupo, e também das contestações, dos conflitos que podem surgir nos jogos onde existem duas equipes antagônicas".(Wallon p.210)
Entre as concepções sobre o brincar, destaca-se as de Fröbel, o primeiro filósofo a justificar seu uso para educar crianças pré-escolares. Fröbel foi considerado por Blow (1991) psicólogo da infância, ao introduzir o brincar para educar e desenvolver a criança. Sua Teoria Metafísica pressupõe que o brinquedo permite o estabelecimento de relações entre os objetos do mundo cultural e a natureza, unificados pelo mundo espiritual. Um tipo especial de jogo está associado ao nome de Maria Montessori. Trata-se dos jogos sensoriais. Baseado nos "jogos Educativos" pensados por Fröbel - jogos que auxiliam a formação do futuro adulto - Montessori, segundo Leif e Brunelle (1978), elaborou os "jogos sensoriais" destinados a estimular cada um dos sentidos. Para atingir esse objetivo, Montessori necessitou pesquisar uma série de recursos e projetou diversos materiais didáticos para possibilitar a aplicação do método. Durante muito tempo confundiu-se "ensinar" com "transmitir" e, nesse contexto, o aluno era um agente passivo da aprendizagem e o professor um transmissor. A idéia de um ensino despertado pelo interesse do aluno acabou transformando o sentido do que se entende por material pedagógico. Seu interesse passou a ser a força que comanda o processo da aprendizagem, suas experiências e descobertas, o motor de seu progresso e o professor um gerador de situações estimuladoras e eficazes.

Fonte: - http://www.webartigos.com/articles/4448/1/a-importancia-do-brincar-no-desenvolvimento-da-crianca/pagina1.html

Um comentário:

  1. Tati, nós fizemos a semana das crianças na escola infantil mais colorido... fala sério né?
    Seu blog tá muito lindo... e nossas crianças são lindas e nossas!
    Quando você fala da importância do brincar, eu consigo ver tal teoria perfeitamente na prática lá da escola, principalmente na nossa turma 22! =]
    Onde tia Paula tá sempre buscando trazer a alegria para dentro da sala com brincadeiras e contextualizações com as hitorinhas que trabalho... e acho isso de extrema importância!
    Que você seja uma profissional tão boa quanto você já é ;)
    É um prazer enorme dar estágio e aprender c você...
    beiiiiiijos, Marcella - 211!

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